Com os dois candidatos ao título a ficarem com o GP do México "estragado" após se terem envolvido logo no arranque, Vettel foi incapaz de recuperar posições suficientes para evitar o quarto título mundial de Hamilton. Como tinha ficado anunciado após a passagem da F1 pelo Oriente, marcada por inúmeros problemas para Sebastian Vettel e a Ferrari, Lewis Hamilton confirmou a conquista do seu quarto campeonato mundial de Fórmula 1. Este triunfo chegou num GP do México que começou envolta em polémica, após os toques na primeira volta que envolveram os dois candidatos ao título e também Max Verstappen. O holandês acabou por ser o mais "sortudo", não sofrendo qualquer dano e partindo para um domínio absoluto desta prova. Com este triunfo o britânico igualou o seu rival alemão, e estão ambos no terceiro posto da lista dos pilotos mais laureados da Fórmula 1 juntamente com Alain Prost, com menos um triunfo do que Juan Manuel Fangio e a três de Michael Schumacher. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/M141634.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/M141708.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/M141769.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/M141777.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/M141788.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/M141525.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/M141637.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/M141637-11111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/M141637-22222.jpg] A prova mexicana não podia ter começado de forma mais quente, primeiro com um toque entre Vettel e Verstappen e depois, já com a asa dianteira do Ferrari do alemão partida, o embate entre o carro vermelho e o monolugar cinzento de Hamilton. O resultado foi um Cavallino Rampante apenas com meia asa e um Flying Arrow com um pneu furado. Um conjunto de casos que o Colégio de Comissários considerou como normais incidentes de corrida mas que resultou na paragem nas boxes, logo na primeira volta, dos dois candidatos ao título. Enviados para os últimos lugares do pelotão, cabia a Vettel fazer os impossíveis e tentar chegar ao primeiro ou segundo lugar, única forma de adiar a conquista do título pelo piloto britânico. Além das escolhas de pneus não terem, provavelmente, sido as mais acertadas, cedo se percebeu também que o ritmo de Verstappen e do colega de equipa de Hamilton, Valtteri Bottas, tornava a missão impossível. Ainda assim, enquanto o rival inglês se debatia com muitos problemas para efetuar ultrapassagens, o alemão lá ia ganhando posições. Após um Safety Car virtual o homem da Ferrari apostou nos pneus ultra-macios para a parte final da corrida, mas o máximo que conseguiu foi ir até ao quarto posto. Hamilton, já sabendo dessa situação, descontraiu e, apesar de terminar apenas em nono, aproveitou e fez a "fiesta" do seu quarto título mundial no GP do México. No lugar mais alto do pódio da corrida acabou por ficar o holandês Max Verstappen, da Red Bull, na frente dos finlandeses Bottas e Raikkonen, da Mercedes e Ferrari. Mas o verdadeiro "rei" acabou por ser Hamilton, que agora também é tetracampeão mundial de Fórmula 1. A Mercedes confirma também, com este título, o domínio absoluto que tem vindo a exercer na era híbrida da F1, juntando agora novo título de pilotos à conquista de mais um mundial de construtores.