Lewis Hamilton conquista o penta

Texto: Nuno Fatela
Data: 29 Outubro, 2018

Hamilton é agora campeão do mundo de Fórmula 1 em cinco temporadas, igualando o feito apenas alcançado por Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher

Apesar de ter tido uma vida muito difícil este fim-de-semana no México, com o seu Mercedes F1 W09 EQ Power a sofrer bastante na gestão dos pneus, Lewis Hamilton foi o homem mais feliz do dia, ao sagrar-se pela quinta vez campeão mundial de Fórmula 1. Na lista dos maiores vencedores de sempre da classe rainha do desporto motorizado, o britânico está no lote de dois pilotos que surgem com cinco títulos no palmarés, tal como Juan Manuel Fangio, a apenas dois ceptros do recordista Michael Schumacher.

 

Depois de ter conseguido um título com a McLaren-Mercedes em 2008, Hamilton tem dominado o atual período dos híbridos na F1, juntamente com a Mercedes. Isso valeu-lhe quatro títulos nos últimos cinco anos (2014, 15, 17, 18), num ciclo vitorioso apenas interrompido em 2016 pelo seu colega de equipa da altura, Nico Rosberg. Este ano o início da temporada até foi algo complicado, devido ao aumento da concorrência por parte da Ferrari e Sebastian Vettel, mas o agora pentacampeão acaba por conquistar o título na mesma prova que no último ano, o GP do México. Para tal também contribuíram vários erros cometidos pelo rival germânico ao longo da temporada.

Relativamente à prova realizada em solo mexicano, a vitória acabou por sorrir a Max Verstappen, que terminou na frente dos Ferrari de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Um dos segredos para o triunfo foi o excelente arranque do piloto da Red Bull, superando o colega de equipa Daniel Ricciardo, com quem partilhava a primeira linha da grelha de partida. O australiano acabou mesmo por ser o azarado do dia, desistindo mesmo na parte final da corrida quando estava em segundo lugar, o que impossibilitou a dobradinha da marca do touro encarnado. Com os dois Mercedes a sofrer problemas na gestão dos pneus, a Ferrari conseguiu assim adiar a decisão pelo título de equipas, que continua muito bem encaminhado para a seguir para a vitrina da marca da estrela.

 

Partilhar