LECV vai lançar furgão elétrico VN5 em vários países europeus

LECV pretende lançar o furgão elétrico VN5 em vários países europeus. Baseado no táxi elétrico britânico TX, este modelo oferece um volume...

Já à venda no Reino Unido, a LECV pretende lançar o furgão elétrico VN5 em vários países europeus. Baseado no táxi elétrico britânico TX, este modelo oferece um volume útil de carga de 5,5 m3 e uma autonomia superior a 489 km, incluindo 98 km em modo elétrico.

Após o lançamento no Reino Unido no mês de novembro do ano passado, a LEVC (London Electric Vehicle Company) anunciou a comercialização do seu novo furgão elétrico, VN5, na Europa. O furgão utiliza o mesmo sistema de extensão de autonomia do táxi elétrico TX.

O fabricante reivindica que esta solução oferece o melhor dos dois mundos, isto é, operação com emissões zero e sem ansiedade de autonomia, e um alcance superior a 489 quilómetros. A autonomia anunciada em modo elétrico é de 98 quilómetros, entrando depois em funcionamento um motor a gasolina que serve como gerador. O LECV VN5 oferece um volume útil de carga de 5,5 m3 e o seu compartimento de carga permite transportar duas europaletes. A capacidade de carga situa-se entre 735 e 830 kg.

Segundo a LEVC, marca detida atualmente pelos chineses da Geely, ao eliminar a chamada "ansiedade de autonomia", a tecnologia intuitiva eCity do VN5 permite disponibilizar uma "distribuição até à porta" ao combinar a operação de longo curso com emissões zero.

O VN5 está vocacionado para operações que envolvem um elevado número de quilómetros para assegurar a ligação entre os centros de distribuição e o primeiro destino de entrega,

Três níveis de equipamento

Com base num cenário de distribuição em condições reais a partir de um armazém perto do aeroporto de Munique até quatro destinos no centro da capital da Baviera, o LEVC VN5 totalmente carregado e abastecido pode cumprir um dia completo de trabalho e fazer seis viagens de ida e volta com uma extensão de 75 quilómetros até voltar a ser necessário carregar ou abastecer, excedendo largamente a autonomia de um furgão totalmente elétrico.

O LECV VN5 permite ainda recuperar a totalidade da capacidade da bateria em 30 minutos graças a um carregamento rápido num posto de 50 kW, que é o tempo normal para operações de carga e descarga num centro de distribuição ou de pausa do condutor.

LEIA TAMBÉM
LEVC entra no mercado dos furgões com o VN5

A LEVC anuncia intervalos de manutenção de 40 mil quilómetros para o VN5, garantindo uma elevada disponibilidade de furgão compacto. 

O VN5 é proposto em três níveis de equipamentos: Business, City e Ultima. Todas as versões dispõem, de série, do sistema de travagem autónoma de emergência, airbag duplo, cruise control, ecrã tátil de nove polegadas, ar condicionado bi-zona, carregamento rápido de 50 kW.