Mobieco

Publicidade

LeasePlan integra iniciativa de carregamento “ChargeUpNow”

Texto: Carlos Moura
Data: 24 de Setembro, 2020

Para acelerar a implementação de uma infraestrutura global de carregamento de veículos elétricos, a LeasePlan e a PowerD lançaram a iniciativa global “ChargeUpNow”.

A gestora de frotas LeasePlan e o seu parceiro de carregamento de veículos elétricos PowerD lançaram a iniciativa global “ChargeUpNow”, que apela aos responsáveis políticos para implementarem cinco recomendações específicas para assegurar um infraestrutura universal, acessível e sustentável.

Uma das recomendações consiste na implementação de uma rede pública de postos de carregamento rápido para reduzir o tempo de carregamento de horas para minutos, diminuindo, assim, a carga nos espaços de carregamento urbano.

A iniciativa “ChargeUpNow” defende ainda a eliminação da burocracia e uma maior facilidade na obtenção de licenças para postos privados próximos de residências e escritórios.

Outra recomendação é a inclusão de infraestruturas de carregamento em todos os edifícios residenciais e comerciais recentes.

A LeasePlan e a PowerD consideram que deve ser aumentada a utilização de energia verde pelos veículos elétricos através de soluções inteligentes de carregamento que utilizam energia solar e eólica com emissões zero.

A quinta recomendação consiste no desenvolvimento de parcerias público-privadas entre empresas e autoridades locais para facilitar a instalação de infraestruturas de carregamento rápido nas zonas comerciais.

Mensagem aos decisores

“Os condutores estão cansados da inação dos governos em relação às infraestruturas de carregamento de veículos elétricos”, afirma Tex Gunning, CEO da LeasePlan.

“Este é um grande obstáculo que impede a adoção massiva dos veículos elétricos, que são cruciais para combater as alterações climáticas e melhorar a qualidade do ar nas nossas vilas e cidades”.

Ted Gunning, CEO da LeasePlan

O responsável da gestora de frotas considera que foi esse o motivo que levou ao lançamento da iniciativa Global ChargeUpNow.

“Juntos, queremos dar uma mensagem clara e direta aos decisores políticos nacionais e locais sobre a necessidade urgente de uma infraestrutura de carregamento universal, acessível e sustentável dos VE. As soluções já existem – tudo o que falta é a ação dos decisores políticos”, sublinha Ted Gunning.

Por sua vez, Pieter Willems, fundador da PowerD, acrescenta que facilitar o carregamento de veículos elétricos contribui para muito mais do que apenas reduzir o número de veículos movidos a gasolina na estrada.

LEIA TAMBÉM
LeasePlan defende melhoria das infraestruturas para veículos elétricos

“Os veículos elétricos podem acelerar a quota de eletricidade renovável na produção global de energia através do armazenando do excesso de eletricidade proveniente da energia eólica e solar nos momentos em que a procura de energia é baixa, e evitar o consumo de energia durante os períodos de pico, quando a eletricidade é proveniente de centrais de energia fóssil”, explica Pieter Willems.

“Os veículos elétricos podem mesmo fornecer energia às casas durante a noite, reduzindo a necessidade global de energia fóssil. Os governos devem preparar-se para criar infraestruturas de carregamento para desbloquear o grande potencial da mobilidade elétrica inteligente”.