Land Rover Discovery para a Cruz Vermelha mostra-se em Paris

Texto: Nuno Fatela
Data: 3 Outubro, 2018

Desenvolvido a partir do concept Project Hero, de que até mantém o drone, o Land Rover Discovery para a Cruz Vermelha entra agora ao serviço da divisão desta marca em solo austríaco

Assinalando mais de 60 anos de apoio aos serviços de emergência, com quem colabora desde 1954, a Land Rover desenvolveu agora um novo veículo especialmente adaptado para ajudar as equipas de socorro que atuam em ambiente de montanha. Essa será a função do novo Land Rover Discovery para a Cruz Vermelha, que, antes de entrar ao serviço na Áustria como centro móvel de controlo de operações, passou pelo Salão de Paris. E mostrou neste evento todos os atributos que o tornam especialmente apto para ajudar a recuperar pessoas perdidas ou feridas nos mais inóspitos ambientes dos Alpes austríacos.

Este Land Rover Discovery para a Cruz Vermelha será o “cérebro” a partir do qual as equipas de socorro coordenam a sua intervenção, pelo que conta com diversos equipamentos destinados a essa tarefa. A começar pelos vários rádios que permitem às equipas de emergência falar entre si, enquanto a função de geolocalização extremamente precisa garante que, através do ecrã na retaguarda do SUV, se pode seguir ao momento cada incidência. O que, aliás, ajuda também a coordenar os trabalhos, permitindo encontrar e ajudar mais rápido aqueles que precisam.

Para isso será também importante o mais interessante elemento do Land Rover Discovery para a Cruz Vermelha, que é o drone de oito rotores que já tinha surgido no concept Project Hero. Ele está equipado com uma câmara térmica, o que lhe permite encontrar carros a um quilómetro de distância e pessoas a 440 metros. E, em coordenação com a geolocalização, pode seguir cada uma das equipas de intervenção. Este drone está guardado na designada “Expedition Roof Trail”, onde estão também os equipamentos de comunicação para as quatro frequências de rádio, ligações wi-fi e telefone com ligação por satélite.

Para garantir que este SUV chega rápido ao local das ocorrências, a marca britânica optou pelo bloco TD6, que debita 258cv e 600Nm. Além disso, o Land Rover Discovery para a Cruz Vermelha conta com uma suspensão pneumática e os Goodyear Wrangler Duratrac 255/55 R20, de forma a conseguir aproximar-se ao máximo do local de socorro. E, quando estiver próximo de pessoas perdidas ou feridas nas montanhas, seguramente elas vão perceber imediatamente, dada a grande visibilidade dos focos colocados no para-choques e teto e também as luzes azuis a 360º que assinalam este centro móvel de controlo de operações.

Partilhar