Publicidade

Com CEO aos comandos. Lancia Ypsilon de ralis colocado à prova em Balocco

Texto: Francisco Cruz
Data: 24 de Setembro, 2024

Numa altura em que a própria marca procura regressar, em força, aos mercados internacionais, a Lancia acaba de dar mais um passo para um outro regresso – aos ralis, disciplina para a qual está já a preparar um promissor Lancia Ypsilon Rally4 HF. Que, aliás, acaba de se estrear em Balocco, com, nada mais, nada menos, que o todo-poderoso CEO do grupo Stellantis ao volante!

Apresentado como o momento que simboliza o regresso oficial da Lancia aos ralis, a estreia do novíssimo Ypsilon Rally4 HF aconteceu na pista de testes do próprio grupo Stellantis, em Balocco, onde o novo carro de ralis da marca da Turim pôde dar azo às suas capacidades, ao longo de mais de 80 km de traçados.

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, ao volante do Lancia Ypsilon Rally4 HF

Concebido para a classe Rally4, a partir do novo Ypsilon HF que a Lancia também se prepara para lançar nos mercados internacionais, o Lancia Rally4 HP conta com um motor 1.2 Turbo de três cilindros, a debitar 212 cv de potência, conjugado com uma caixa manual de cinco velocidades, tracção dianteira e diferencial mecânico de deslizamento limitado. 

LEIA TAMBÉM
Também para ralis. Ypsilon HF é o regresso dos hot-hatch à Lanci
a

Sobre a estreia nos traçados de Balocco, e logo com o CEO do grupo Stellantis, o português Carlos Tavares, ao volante, coube ao principal responsável da Lancia, Luca Napolitano, reconhecer que “ver Carlos Tavares a conduzir o Ypsilon Rally4 HF foi extraordinário”.

“O motor turbo de 212 cv e a engenharia precisa do automóvel são o resultado da paixão da nossa equipa”, defendeu o CEO da Lancia, afirmando que “o Ypsilon Rally4 HF combina ambição com humildade, refletindo o nosso compromisso com a classe Rally4, o coração da competição”.

No entanto, trata-se “apenas o início de uma viagem emocionante”, pelo que, “fiquem atentos nos dias 24 e 25 de outubro para mais novidades!”, garantiu Napolitano.

Vale a pena recordar que, a par do carros de ralis, também a versão de estrada do Lancia Ypsilon HF contará com uma variante de elevado desempenho, mas com motorização 100% elétrica, de 280 cv, capaz de realizar acelerações dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos.

Já entre as soluções mais “civilizadas”, três versões disponíveis – Ypsilon, destinada aos mais jovens; LX, mais centrada no equipamento; e Edizione Limitata Cassina, a apostar no luxo -, todas elas propostas tanto com motor Mild Hybrid de 48V, como com sistema de propulsão 100% elétrico (o mesmo de Jeep Avenger, Fiat 600 e Peugeot E-2008, entre outros). Neste caso, a anunciar uma autonomia de até 403 km, além da capacidade de carregamento rápido.