Lancia Stratos dos tempos modernos exposto em Genebra

Texto: Filipe Bragança
Data: 8 Março, 2019

A muito aguardada edição da MAT para o renascimento do mítico carro de ‘rallye’ encontra-se em exibição no Salão de Genebra.

Da mesma forma que para o Cristianismo existe o antes e depois de Cristo, há quem diga, que na história dos ‘rallyes’, existe um antes e depois do Lancia Stratos. No relativamente pouco tempo que o lendário carro competiu, arrecadou uma série de troféus onde se destacam três campeonatos mundiais em 74′, 75′ e 76′. Há quem diga que o Stratos poderia ter ganho ainda mais, não tivessem os responsáveis do grupo Fiat optado pelo Fiat 124, para os representar nos campeonatos profissionais.

Passadas quatro décadas, o ‘best hit’ da casa de design Bertone voltou em 2010 na forma do novo Stratos, produzido pela Manifattura Automobili Torino (MAT). Construído sobre a plataforma de um Ferrari 430 ‘Scuderia’, o novo Stratos requer que o seu comprador tenha o Ferrari em questão e ainda meio milhão de euros, para a reconversão deste renascido Stratos. No coração deste automóvel reencarnado está o v8 4.3l do Ferrari 430 que debita 540 cv. Em comparação com o seu irmão de Maranello, o novo Stratos apresenta menos menos 2 cm de largura. E isso, aliado aos pára-choques mais curtos, pode traduzir-se numa maior agilidade. Para além desta reedição do Stratos, a MAT tem planeada uma versão de corrida ‘GT’ e ainda uma conversão ‘Safari’.

 

Veja também:

Hispano Suiza está de volta na pele do Carmen
Carro autónomo dos anos 50′ brilha em Genebra
Dia da Mulher: Os carros com nomes de mulher
Uber ilibada em acidente fatal com autónomo. Condutor não…
Dia da Mulher: Os carros com nomes de mulher