Já não é apenas o nome de uma cidade italiana: desde esta semana que Portofino representa dois ícones italianos, um sobre rodas e outro de turismo refinado. Considerado um das mais bonitos pontos de passagem transalpinos, Portofino foi escolhido pela Ferrari como o nome que melhor assentaria ao herdeiro do California T.
Utilizado pela primeira vez nos 70 anos de história da companhia, a escolha ganha um carácter ainda mais especial se pensar que apenas em outras três ocasiões a Ferrari optou por dar o nome de uma localidade italiana a um dos seus modelos: no 550 Maranello (e depois no 575M Maranello), 360 Modena e 599 GTB Fiorano. Cada um deles está intimamente ligado à marca, nas origens (Maranello) ou pela via produtiva e desportiva (Modena e Fiorano). Mais interessante é o facto de o nome não ser novidade na indústria automóvel, tendo sido previamente utilizado por outros fabricantes, inclusive a rival Lamborghini.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/fiat-portofino-concept.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/lamborghini-portofino-concept-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/lamborghini-portofino-concept.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/fiat-portofino-concept-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/lamborghini-portofino-concept-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Land-Rover-Discovery-Red.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Shelby-Portofino-Blue.jpg]
Apresentado há 30 anos, no Salão de Automóvel de Frankfurt de 1987, o Lamborghini Portofino Concept que vê nas imagens era um Gran Turismo de quatro portas e quatro lugares, criado por Kevin Verduyn no Centro de Desenho da Chrysler, na época em que o gigante de Detroit detinha a companhia fundada por Ferrucio. Desde então que o nome Portofino se mantinha patenteado pelo Grupo Chrysler, que com a nova FCA (Fiat Chrysler Automobiles) acabou por transferi-lo para a Ferrari.
Leia também: O Ferrari de competição que usava o motor do F50
O segundo veículo a utilizar a designação foi o Fiat Portofino, mais um protótipo, desta vez de um pequeno utilitário virado para a praia, criado em 2008 pela Vernagallo-Holiday and Salt. Mas houve quem tivesse dado outra interpretação à nomenclatura: a título de curiosidade, saiba que entre o final da década de 1990 e o início da de 2000, o nome 'Portofino' foi utilizado pela Ford como uma opção de cor de carroçaria – um tipo de azul que, além de modelos Ford, também 'pintou' os veículos da Lincoln e da Shelby. Já a Land Rover ofereceu um vermelho muito especial sob a chancela 'Portofino Red' em alguns dos seus modelos.
Leia também: Todos os Maserati serão eletrificados a partir de 2019
Para terminar, fique com uma lista de todos os modelos Ferrari com nomes de origem italiana, de 1957 até 2016:
1957 - 250 GT Berlinetta 1962 - 250 GTO 1968 - Dino 206 GT 1969 - Dino 246 GT 1972 - Dino 246 GTS 1973 - 365/512 / 512i Berlinetta Boxer 1974 - Dino 308 GT4 1982 - 308 GTB & GTS 1982 - Mondial Quattrovalvole 1984 - Testarossa 1996 - 550 Maranello 1999 - 360 Modena 2001 - 550 Barchetta 2002 - 575M Maranello 2003 - 360 Challenge Stradale 2003 - Enzo 2004 - 612 Scaglietti 2006 - 599 GTB Fiorano 2007 - F430 Scuderia 2009 - F430 Scuderia Spider 16M 2009 - 458 Italia 2010 - SA Aperta 2013 - F12berlinetta 2013 - LaFerrari 2014 - 458 Speciale 2015 - 458 Speciale A 2016 - GTC4Lusso 2016 - LaFerrari Aperta