Mobieco

Publicidade

Não cinco, mas três. Laffite Automobili apresentou elétricos de estreia

Texto: Francisco Cruz
Data: 8 de Maio, 2023

Depois de, já este ano, ter anunciado cinco supercarros para o Grande Prémio de Fórmula 1 dos EUA, em Miami, a jovem Laffite Automobili cumpriu o prometido, apresentando… três: uma barchetta futurista, um MM1 para utilização em estrada e um SUV desportivo. Todos, apenas e só, elétricos.

Todos eles elétricos e desenhados pelo GFG Style, gabinete de design fundado por Giorgetto Giugiaro e o seu filho, Fabrizio, os três primeiros carros da Laffite Automobili visam, segundo explica Pascal Cohen, um dos fundadores desta start-up, em conjunto com Bruno Laffite, neto do ex-piloto de F1 Jacques Laffite, “criar uma marca que consiga reunir a grande família do automobilismo”.

Os fundadores da Laffite Automobili junto do LM1
Os fundadores da Laffite Automobili junto do LM1

“Atualmente, somos os únicos a oferecer estes três tipos de automóveis, dois quais posicionados em segmentos totalmente inovadores, o LM1 e o Atrax”, isto, com o objectivo de “atender às diferentes expectativas dos nossos coleccionadores”.

LEIA TAMBÉM
Da autoria de Giugiaro. Laffite Automobili anuncia cinco supercarros para Miami

Ainda sobre estas propostas, Cohen assegura, desde já, que terão uma produção extremamente limitada, entre 24 e 26 unidades cada, todos eles com um preço a condizer – o SUV Atrax, por exemplo, do qual serão feitas 26 unidades, apresentará um preço de entrada na ordem dos 1,5 milhões de euros.

Um SUV desportivo elétrico com 1.167 cv

Quanto aos três supercarros propriamente ditos e começando, precisamente, pelo Atrax, um SUV desportivo com portas de abertura tipo borboleta, monocoque em carbono e volante do tipo F1, será disponibilizado não somente na versão que podemos ver nas imagens, como também numa variante mais estradista, denominada, precisamente, Stradale. Sendo que, qualquer uma delas, apresentará uma configuração de apenas três lugares.

Igualmente partilhada entre as duas variantes, será uma potência máxima na ordem dos 1.167 cv e um binário que chega aos 2.500 Nm, valores que, a juntar às também prometidas 2,2 toneladas de peso, deverão permitir acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, a par de uma velocidade máxima de 240 km/h.

Exclusivamente elétrico e com uma arquitectura elétrica capaz de suportar carregamentos de 350 kW (a Laffiti não revela a capacidade da bateria), o SUV promete autonomias na ordem dos 400 km com uma só carga, assim como a capacidade de carregar entre 10 e 80 por cento da carga, em apenas 22 minutos.

LM1 elétrico com “caixa manual”

Quanto ao segundo modelo, um superdesportivo inspirado nos carros de competição de Le Mans, com o nome de LM1, anuncia a mesma potência, mas menos binário (“apenas” 1.600 Nm), o que, a somar a um menor peso (1.650 kg), permite, ainda assim, acelerações substancialmente mais rápidas – 1,9s nos 0-100 km/h. E, tudo isto, com espaço interior apenas para condutor e um passageiro, além da bagagem de mão.

Embora elétrico e a prometer uma autonomia na ordem dos 410 km, o LM1 disporá de “passagens de caixa manuais por intermédio de patilhas”, assim como de um sistema de som inovador que procurará replicar a experiência produzida por alguns dos maiores carros de corrida de sempre.

Barchetta para desfilar

Finalmente, o terceiro e último modelo, denominado Barchetta, e que é também o menos potente dos três, com “apenas” 586 cv e 990 Nm de binário. Com os quais deverá ser capaz, no entanto, de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos.

Apesar da menor potência, a Barchetta também será a proposta com menor autonomia (apenas 390 km), preferindo destacar-se, sim, pela estética verdadeiramente arrebatadora, marcada por um cockpit de dupla bolha (ou, então e no caso do Coupé, um dossel de vidro único) e um “halo” que visa garantir a segurança dos ocupantes, em caso de capotamento. Mas que também coloca o carro mais como um concept, do que propriamente uma criação pronta para produção.

Ainda assim, a Laffite Automobili garante ter gasto mais de 15.000 horas na concepção do veículo.

Entregas previstas para 2024

Apresentados este último fim-de-semana, antes do início do Grande Prémio de Fórmula 1, a Laffite Automobili tem previsto começar as entregas dentro de, sensivelmente, um ano, ou seja, em março de 2024.

Em termos de produção, a start-up pretende começar com o SUV Atrax.