Publicidade

Koenigseeg Regera. Prestações alucinantes com caixa de uma velocidade

Texto: Carlos Moura
Data: 28 de Setembro, 2020

A caixa de uma velocidade torna único o Koenigseeg Regera, o hipercarro que detém o recorde mundial de aceleração dos 0 aos 400 km/h. Conforme, aliás, demonstra o vídeo que aqui divulgamos.

O Koenigseeg Regera não é só o automóvel mais rápido do mundo a acelerar dos 0 aos 100 km/h mas também tem uma particularidade que o tornam único: não tem uma caixa de velocidades tradicional.

Quando a marca sueca apresentou o Regera, há cerca de cinco anos e meio, muitas pessoas ficaram estupefactas pelo facto de vir equipado com uma transmissão inovadora Direct Drive de uma relação em vez de uma caixa de velocidades convencional.

Graças a esta transmissão, o hipercarro consegue consegue prestações alucinantes como as que se podem observar num video filmado numa pista de aviação perto da fábrica.

1500 cv de potência

O video apresenta um protótipo do Regera a ser levado aos limites. Observar e ouvir acelerar até mais de 300 km/h em apenas uma velocidade é algo, no mínimo, estranho.

Numa das voltas, o hipercarro acelera dos 40 km/h aos 300 km/h sem trocar de mudança. É impressionante ver como o motor se mantém a rotação nas 5000 rpm entre os 100 km/h e os 220 km/h. Só quando passa os 230 km/h é que as rotações começam a subir consistentemente.

LEIA TAMBÉM
Koenigsegg Regera bate recorde de velocidade (vídeo)

A obtenção destas velocidades alucinantes são possíveis graças à combinação de um motor biturbo V8 de 5,0 litros com três motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 1500 cv e um binário de 1280 Nm.

Em 2019, o Regera estabeleceu um novo recorde de aceleração dos 0 aos 400 km/h com um tempo de 31,49 segundos, superando o anterior máximo de 33,29 segundos alcançado pelo Koenigsegg Agera RS, que, por sua vez, já tinha pulverizado a marca de 41,96 segundos do Bugatti Chiron.