Kia renova Sportage no design e com caixa de 8 velocidades

Três anos após a sua apresentação, a quinta geração do Kia Sportage recebe agora a sua atualização a meio do ciclo de vida. Entre as novidades, está um design revisto e a introdução de uma caixa automática de 8 velocidades.

A Kia deu a conhecer a nova atualização do seu SUV mais popular, o Sportage, na Coreia do Sul.

A atualização a meio do ciclo de vida foi confirmada para o mercado sul-coreano, norte americano e australiano, restando aguardar para conhecer o que está reservado para o mercado europeu.

Seguindo a receita que a marca sul coreana tem usado noutros modelos, o Sportage adotou a mais recente linguagem de design da Kia, da qual faz parte uma frente redesenhada, com os faróis dianteiros a assumirem um novo formato, em conjunto com a grelha.

Na traseira, as diferenças não são tão significativas, com os faróis traseiros a manterem o seu estilo, passando, contudo, a incorporar uma nova assinatura luminosa. O pára-choques traseiro, foi, também, redesenhado.

Revolução no interior

Passando ao interior, a Kia introduziu, no Sportage renovado, um novo ecrã curvo de infoentretenimento e um painel de instrumentos digital, ambos com 12,3”.

Conta, também, com um volante de dois braços com comandos redesenhados, assim como botões físicos para controlar o ar condicionado e as saídas de ar.

Além destas soluções, o SUV passa a dispor, ainda, de um sistema de autenticação por impressão digital, já presente noutros modelos da marca sul coreana, além de um head-up display.

Motorizações

Alvo de melhorias na configuração do chassis, como novos amortecedores dianteiros de duas vias e um novo material de amortecimento acústico no pilar B, o novo Sportage apresenta, também, alterações nas motorizações, ainda que e para já, sem disponibilidade confirmada na Europa.

Ainda assim, é seguro pensar que a eletrificação continuará a ser uma aposta na Europa, com o modelo a dispor de variantes Mild-Hybrid, híbridas e híbridas plug-in.

O motor de 1,6 litros a gasolina deverá continuar presente, embora já acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades, em vez da atual com 7 relações.

Já a variante híbrida, recebeu um ligeiro aumento de potência, apresentando-se com mais 5 cv, quando comparada com a geração anterior.

Tal como mencionado, a versão apresentada na Coreia do Sul difere da versão que estará disponível no mercado europeu, não só pelas diferenças na oferta de motorizações, como também pelo comprimento, sendo 85 mm maior.

Quanto à chegada do Sportage europeu, tudo indica que não deverá faltar muito para ser desvendado.