Mobieco

Kia Soul entra na terceira geração

Texto: Nuno Fatela
Data: 29 Novembro, 2018

É com muita alma que chega a terceira geração do Kia Soul. Reconhecendo que a invulgar imagem é uma característica deste modelo especialmente adaptado para o ambiente urbano, a marca coreana opta por manter os principais traços estéticos e apostar na evolução tecnológica para o novo Kia Soul

Criar um automóvel com uma imagem fora do habitual é sempre um desafio arriscado, mas a Kia conseguiu completar essa tarefa com sucesso no Soul. Daí que o modelo continue com toda a vitalidade no mercado, algo que agora fica comprovado com a apresentação, no Salão de Los Angeles, da terceira geração. Disponível com motores de combustão ou elétrico (o Soul EV), este modelo estreia uma nova plataforma, a que junta alguns traços estéticos distintos. Mas as maiores novidades estão nas tecnologias, com destaque para aquelas que se destinam à versão de emissões 0.

Manter a imagem

Disponibilizado no mercado americano com uma oferta extensa, pois existem seis níveis de equipamento (LX; S; X-Line; GT-Line; EX; e EX Designer Collection), as principais formas da carroçaria permanecem inalteradas. Uma forma de garantir que todos reconhecem este modelo urbano com facilidade. Mas a apresentação dos elementos na dianteira tem algumas diferenças, em locais como a grelha a dois tons e as óticas de formato muito esguio. Na retaguarda surgem outros dos destaques, pois embora o vidro traseiro vertical continue contemplado, temos agora a parte superior da retaguarda totalmente envolvida pelos contornos vermelhos que abarcam os farolins. E, nas laterais, os olhares concentram-se no volumoso Pilar C, onde se pode ler a assinatura “Soul”.

 

A bordo do novo Kia Soul existem diferenças mais expressivas. A começar pelo recurso ao ecrã de 10,25” para o infotainment, estando ainda contemplado nas opções um head-up display de 8”. Entre os destaques temos ainda a iluminação ambiente, que conta com as várias cores do arco-íris e pode ser configurada de acordo com a ‘alma’ de cada um. São seis opções distintas e com nomes bem sugestivos: Hey! Yo!; Party Time; Travelling; Romance; Midnight City; e Cafe. Para uma experiência de música que submerge totalmente os passageiros, estará igualmente disponível um sistema de som Harman Kardon, com 650 watt. Referência ainda para a possibilidade de carga wireless dos dispositivos móveis e a climatização bi-zona.

Estilo elétrico

A estética do novo Kia Soul EV apresenta alguns traços específicos, como a frente tapada e ainda o acesso ao ponto de carga, que está colocada logo abaixo da ótica do lado esquerdo. Juntam-se outras especificidades, como as luzes de nevoeiro diferentes e ainda as exclusivas jantes de 17”. A bordo temos ainda algumas modificações, onde se notabilizam as diferenças do infotainment, com dados adicionais sobre a bateria e condução. É o caso do Guia Eco Pedal, que mostra o real estado da carga consoante a pressão que seja feita sobre o pedal do lado direito. Também ao nível do volante há modificações, surgindo patilhas para se configurar a capacidade de regeneração das baterias e consequente redução de velocidade através deste sistema. Para o mercado europeu estão confirmados dois níveis de equipamento, que são o Soul EV e Soul EV Designer Collection, este último com a possibilidade de ter duas cores na carroçaria.

 

Motores

A gama de motores de combustão contempla dois blocos a gasolina. O mais frugal é o 2.0l atmosférico de 147cv, que pode surgir com caixa manual de seis velocidades ou uma automática CVT. Com menos cilindrada, mas mais potência, temos o 1.6l Twinturbo de 201cv, exclusivamente conectado a uma transmissão automática de sete relações.

Para o novo Kia Soul EV a opção foi por um motor de 204cv e 395Nm, recorrendo a uma bateria de 64kWh que é composta por uma mistura 8:1:1 de níquel, cobalto e manganésio. Isto significa praticamente o dobro dos atuais 110cv, e mais 110Nm de binário, do que a versão existente neste momento no mercado. Em relação à autonomia, não existem dados concretos, mas outro modelo elétrico do Grupo Hyundai-Kia, o Kauai EV também com motor de 204cv e bateria de 64kWh, e com dimensões semelhantes, anuncia 480km entre carregamentos. Para terminar, de referir que o novo Kia Soul EV contempla quatro modos de condução, que são o Eco, Comfort, Sport e Sport+.

 

P.S.: Os dados referentes aos modelos de combustão são os que foram revelados para o mercado americano. Para conhecer quais os dados para o mercado europeu, será necessário esperar pelas informações oficiais para o nosso continente. A venda do novo Kia Soul e Kia Soul EV está planeada para meados de 2019.