Publicidade

Para 2025. Kia prepara novos sistemas de alerta para os perigos na estrada

Texto: Francisco Cruz
Data: 22 de Agosto, 2022

A Kia acaba de anunciar o desenvolvimento de novos sistemas de alerta para os perigos na estrada, com base em dados obtidos em tempo real. Para já ainda na fase de testes, as novas tecnologias veem também responder, segundo o fabricante, à nova legislação da UE, cuja entrada em vigor deverá acontecer em 2025.

As novas funcionalidades, revela a Kia em comunicado, têm previsto um período de testes de três anos, realizados no âmbito do projecto de Serviços de Prioridade à Segurança (SPS – Safety Priority Services), programa criado pelo Governo dos Países Baixos.

Sobre as tecnologias propriamente ditas, cujo desenvolvimento está também a cargo da TomTom, ANWB, Inrix e Be-Mobile, além da Kia, o fabricante automóvel avança que estão particularmente direccionadas para o alerta dos condutores quanto à aproximação de veículos de serviços de emergência.

Ainda de acordo com a marca, este sistema deverá permitir aos condutores não só perceber o tipo de veículo de emergência que se aproxima, como a direcção que está a tomar. Ajudando, assim, os condutores dos automóveis equipados com este sistema, a tomar uma melhor e mais rápida decisão, quando confrontados com a aproximação de um destes veículos de emergência.

LEIA TAMBÉM
Já disponível. Kia e-Soul regressa com preços e promessas de 452 km

A par deste tipo de alerta, os novos sistemas, que funcionarão de forma complementar às funcionalidades de aviso já incorporadas nos automóveis da Kia, deverão, ainda, ser capazes de alertar os condutores para perigos adicionais no quotidiano e, em particular, situações inesperadas que acarretem potenciais riscos.

Entre as situações possíveis, surgem o alerta de aproximação de veículos a circular em sentido contrário, ruas fechadas ao trânsito e engarrafamentos presentes na rota escolhida. Mesmo aqueles cuja existência poderá não ser tão evidente.

Os novos sistemas de alerta prometem tornar mais seguras as estradas, em particular, para os condutores de veículos Kia
Os novos sistemas de alerta prometem tornar mais seguras as estradas, em particular, para os condutores de veículos Kia

Finalmente e embora os critérios exactos careçam de validação prévia do governo dos Países Baixos, a Kia pretende incluir estes avisos adicionais nos sistemas de infoentretenimento já existentes, aperfeiçoando os avisos sonoros, visuais e tácteis. Sendo que estes alertas não exigirão qualquer acção de resposta da parte do condutor e muito menos tirar as mãos do volante.