Kia PV5 Cargo lança aviso sério à concorrência

O Volkswagen ID.Buzz Cargo já tem um concorrente de peso. Trata-se do Kia PV5 Cargo que foi desenvolvido para ser uma das referências no segmento. A versão L2H1, com bateria de 71,5 kWh, oferece uma autonomia de até 416 km e um volume útil de até 4,4 m3.

A Kia acaba de lançar no mercado o primeiro modelo da nova família PBV (Platform Beyond Vehicle), o PV5 Cargo, desenvolvido de raiz como um veículo elétrico, a partir da plataforma dedicada E-GMP.S, uma arquitetura que possibilita combinações flexíveis de várias carroçarias de veículos.

A primeira versão assenta no derivativo L2H1, com comprimento exterior de 4,69 metros, largura e altura de 1,90 metros, e distância entre-eixos de 3,0 metros. As projeções dianteira e traseira são curtas, de 77 centímetros e 93 centímetros, respetivamente.

O compartimento de carga oferece um volume útil de 4,4 m3, graças à combinação de um comprimento de 2,23 metros, uma largura de 1,57 metros e uma altura de 1,52 metros. O plano de carga é de 41,9 centímetros.

O desenho do compartimento de carga, com baixa altura de carga e do patamar, mas com elementos metálicos adicionais entre as cavas das rodas, é pouco habitual. O compartimento de carga pode receber duas europaletes, mas apenas uma cabe em largura.

O carregamento obriga à utilização de um porta-paletes com longos garfos, já que de outra maneira não se consegue passar por cima das cavas das rodas. A porta deslizante não tem largura suficiente para carregamento lateral. Em opção está disponível um piso plano no compartimento de carga, mas “rouba” 15 centímetros em altura interior.

Ambiente agradável

Após um primeiro contacto em Namyang, na Coreia do Sul, os membros do júri do International Van of the Year tiveram a oportunidade de avaliar mais profundamente o PV5 Cargo L2H1, equipado com bateria de 71,5 kWh, nas estradas dos arredores de Marbella, em Espanha.

Antes de darmos início ao ensaio, a Kia deu uma explicação acerca da suspensão dianteira e traseira única, que deve proporcionar uma excelente comportamento dinâmico. Um olhar mais atento revela uma estrutura complexa que parece ser difícil de desmontar para manutenção ou substituição.

O ensaio dinâmico incluiu um trajeto misto, que inclui troços em ambiente urbano, em estradas nacionais e autoestrada. Um dos aspetos mais notórios é o espaço na cabina, a qual é maior do é habitual no segmento. Contudo, numa primeira fase, o PV5 Cargo estará disponível apenas com dois lugares, embora a Kia admita introduzir uma opção com três lugares.

O equipamento de série foi projetado para melhorar o conforto e conveniência de utilização, com destaque para o sistema de informação e comunicação constituído por um painel de instrumentos digital de 7,5” e um ecrã tátil central de 12,9”. Muitos dos comandos são conhecidos dos ligeiros de passageiros da Kia.

A dotação de série compreende Apple CarPlay e Android Auto, sistema Kia Connect, carregador sem fios para smartphone, iluminação full LED e capacidade (opcional) Vehicle-to-Load (V2L), além de uma longa lista de tecnologias de segurança e de assistência ao condutor de última geração.

Impressões dinâmicas

A posição de condução é excelente, sendo possível regular com facilidade a direção e o assento. O design geométrico e minimalista proporciona uma utilização eficiente do espaço, enquanto a linha de cintura ultrabaixa garante uma visibilidade quase ideal em todas as direções. A visibilidade só não é melhor porque os pilares A são bastante grossos, penalizando, por vezes, a vista para a esquerda, designadamente em cruzamentos e entroncamentos.

Os espelhos retrovisores exteriores, por sua vez, são grandes e quando se aciona o indicador de mudar de direção, surge uma vista no painel de instrumentos do ambiente em redor do veículo. O amplo espaço para arrumações e o design agradável do interior também impressionam.

A plataforma E-GMP.S, com a posição baixa da bateria e a suspensão avançada, proporciona um comportamento extremamente suave. O diâmetro de viragem das rodas é incrivelmente curto de 11 metros, o que tivemos oportunidade de constatar quando tivemos de fazer uma inversão de márcha. Isto deve-se à localização tão afastada das rodas dianteiras, que permite uma maior liberdade de movimento nas cavas das rodas. A câmara traseira também ajuda nas manobras mais apertadas.

O motor elétrico com 163 cv (120 kW) e 250 Nm oferece a potência e o binário mais que suficientes para a generalidade das utilizações e permite as acelerações céleres típicas de um veículo elétrico, sendo possível ir dos 0 aos 100 km/h nuns respeitáveis 12,5 segundos. A velocidade máxima está limitada a 135 km/h.

O sistema de regeneração de energia, que se pode ativar através das patilhas atrás do volante, revelou-se bastante eficiente, prometendo um consumo de energia abaixo dos 19,1 kWh/100 km anunciados pela marca, prometendo uma autonomia superior a 400 km.

O Kia PV5 Cargo vem equipado de série com um carregador de bordo de 11 kW que permite fazer uma carga completa da bateria de 71,5 kWh em cerca de 6h30m. Para cargas de oportunidade é possível recuperar dos 10% aos 80% do estado de carga em corrente contínua em menos de 30 minutos.

Garantia geral de sete anos

O Kia PV5 Cargo L2H1 com bateria de 71,5 kWh já se encontra disponível para encomenda, com. preços a partir de 30 886 euros (mais IVA). A marca oferece ainda uma garantia geral de sete anos (ou 150 mil quilómetros) e de oito anos para a bateria.

Será de referir que o Kia PV5 Cargo está nomeado para o prémio de “International Van of the Year” de 2026, juntamente com o Farizon SV, Ford Transit E-Courier, Ford Transit Long Range, Volkswagen Transporter / E-Transporter, Volkswagen Crafter / MAN TGE.