Kia provoca Tesla com campanhas publicitárias anti-Elon Musk

Duas campanhas publicitárias da Kia a visar as atitudes polémicas de Elon Musk, o CEO da Tesla, tornaram-se virais. As reações entre fãs e consumidores dividem-se.

Em tempos, a Noruega foi um dos primeiros e mais importantes mercados da Tesla. Agora, tornou-se no palco da mais recente campanha publicitária da Kia, que consiste num par de anúncios a visar a recente rejeição pública do comportamento do diretor-executivo da empresa norte-americana.

Em causa, está uma imagem que o departamento de marketing nórdico da Kia publicou no Instagram (apresentada no início deste artigo), que mostra o seu EV4 com um autocolante que dizia: “Comprei isto depois do Elon ter enlouquecido”.

O autocolante é uma versão de um outro recentemente popularizado nos Estados Unidos da América, “Comprei isto antes de o Elon enlouquecer”, que se tornou viral entre os proprietários de modelos Tesla após as eleições presidenciais.

O post da marca sul-coreana (que entretanto foi apagado das redes sociais) chegou a ser comentado pelo próprio Elon Musk, com alguma descrença, pois não acreditou que a publicação fosse real.

As reações, como seria de esperar, dividiram-se. Os fãs da Tesla e de Musk consideraram a publicação pouco profissional e desesperada (entre outros termos), enquanto, do outro lado, muitos elogiaram a ideia, considerando-a uma jogada de marketing arrojada e ousada.

E houve mais

Mas houve mais. A equipa de marketing da Kia na Finlândia publicou um anúncio de primeira página no maior jornal do país, o Helsingin Sanomat, que teve um objetivo e efeito muito semelhantes.

O anúncio (cuja captura de ecrã foi publicada no Reddit) é um trocadilho estabelecido com a frase finlandesa “Voi näitä elo päiviä” (Oh, os dias em que vivemos).

Contudo, a diferença é que a palavra finlandesa para “vida” (“elo”) foi trocada por “Elon”, o que torna a frase mais alusiva ao comportamento recente de Elon Musk.

Ao mesmo tempo, o anúncio convidava os leitores a conhecer o Kia EV4 num salão automóvel em Helsínquia, que terminará no final deste mês.

A influência de Elon Musk sobre a Tesla tem-se demonstrado como a maior força e a maior vulnerabilidade da marca de Palo Alto. Embora os fãs mais acérrimos permaneçam leais, as (más) vendas recentes da fabricante norte-americana parecem refletir a opinião pública.

A Kia é apenas mais um dos vários fabricantes de automóveis a tirar partido dessa contestação. Recentemente, o CEO da Polestar admitiu ver nas polémicas uma oportunidade para atrair clientes descontentes com o líder da Tesla.

  • CEO da Polestar quer conquistar clientes Tesla insatisfeitos

    ID: 204489 | 4462464467