Kia EV9: Gama simplificada

Uma versão. Uma motorização. Um preço. A Kia simplificou a gama do SUV de sete lugares, que agora se apresenta como modelo único, com tração integral e 385 cv.

Uma versão. Uma motorização. Um preço. A Kia simplificou a gama do SUV de sete lugares, que agora se apresenta como modelo único, com tração integral e 385 cv.

Antecipando a chegada da versão GT, com 508 cv, a Kia reorganizou a gama do EV9. Pelo caminho ficou o EV9 1st Edition, com tração traseira e 204 cv, transformando temporariamente o GT-Line na única opção disponível para o SUV de cinco metros e sete lugares do construtor coreano. Uma reestruturação acompanhada por alguns ajustes ao equipamento, que continua a ser muito completo.

Troca as jantes de 21 polegadas por umas de 20 polegadas, mais confortáveis sobre o piso irregular das cidades nacionais, deixa de ter teto de abrir e a frunk encolhe dos 90 para os 52 litros por causa do motor dianteiro. O resto é basicamente igual à versão GT-Line anterior, com a pintura metalizada como única opção. São 650 € a acrescentar aos 91 336 € do Kia EV9 GT-Line.

Sem alterações mecânicas a registar, o SUV coreano utiliza um motor elétrico em cada eixo para desenvolver 385 cv e 700 Nm de potência e binário combinados. A bateria de 100 kW garante 510 km de autonomia, desde que não se abuse muito do acelerador. Afinal trata-se de um SUV imponente, com 1,98 metros de largura por 1,78 m de altura, estendidos por 5,01 m de comprimento, com um peso mínimo de 2648 kg.

Devorador de quilómetros

Tratando o pedal direito com delicadeza é possível fazer médias na casa dos 23,4 kWh/100 km, que se traduzem em 427 km de autonomia. Em plena época de férias, o Kia EV9 GT-Line é um excelente companheiro de viagem, ainda que pague classe 2 nas portagens (classe 1 com Via Verde). Devora quilómetros com conforto, espaço de sobra para cinco ocupantes e ainda 828 litros de mala. Parece um poço sem fundo que encolhe para 333 l com a terceira fila de bancos. Estes estão sempre dobrados sob o piso e levantam com movimento elétrico acionado por botões na bagageira.

No interior também não há alterações a registar, com o Panoramic Wide Display a dominar a secção dianteira. Este é composto por três ecrãs. Um painel de instrumentos de 12,3’’, um monitor exclusivo para a climatização com 5,3’’ e um segundo ecrã tátil de 12,3’’ para o entretenimento. A climatização e o volume têm botões próprios na consola central. Entre estes e o Panoramic Wide Display encontra-se uma barra de atalhos que necessitam de pressão para confirmar a ação, eliminando assim os toques indesejados.

Modos de condução

Refinado como todos os elétricos, o Kia EV9 reforça o conforto com suspensão traseira multibraço, com função autonivelante. Mais do que eventuais ganhos dinâmicos, destaca-se a suavidade do pisar sobre todo o tipo de pisos. Reações neutras e filtradas evidenciam uma afinação muito orientada para o conforto. Um botão na base do volante permite optar entre os modos de condução Eco, Normal, Sport e My drive. Ao lado, o botão Terrain Mode ajusta a tração integral às condições do terreno.

Comportamento desportivo é, provavelmente, a última caraterística que esperamos encontrar num SUV com cinco metros de comprimento, 2,6 toneladas e uma forte vocação familiar. Não nos surpreendemos. Fomos apanhados desprevenidos pelo estreitar do abraço do banco quando acionámos modo Sport e foi tudo. 

VEREDICTO

O Kia EV9 é um devorador de quilómetros e bateria, perfeito para viagens em família. Pisa com segurança e desenha curvas a velocidade de autoestrada sem a mínima hesitação. Só não lhe peçam para acelerar em estradas de serra ou, devido às dimensões avantajadas, descobrir os centros históricos das cidades portuguesas.

FICHA TÉCNICA

Kia EV9 GT-Line

PREÇO  91 336 € (91 986 € - unidade ensaiada)

MOTOR 2 X Elétrico

POTÊNCIA 385 cv (283 kW) 

BINÁRIO 700 NM

TRANSMISSÃO Integral

COMP./LARG./ALT. 5,01/1,98/1,78 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 3,10 M

PESO 2648 KG

MALA 52-333-828-2318 L

ACEL 0 - 100 KM 5,3 S

VEL. MAX 200 KM/H

CONSUMO WLTP 22,2 (23,4*) kWh/100 km

CAPACIDADE BATERIA 99,8 kWh

AUTONOMIA 510 KM (427 KM*)

TEMPO CARGA 9H05 (11 KW)  

POTÊNCIA MÁX. CC 350 kW

* Medições Turbo

GOSTÁMOS

NÃO GOSTÁMOS

Espaço

Funcionalidade

Conforto

Classe 2

comando da caixa