Mobieco

Publicidade

Kia EV3. Compacto elétrico chega no final do ano

Texto: Ricardo Machado
Data: 24 de Maio, 2024

O Kia EV3 traz para a segmento compacto a receita de sucesso estreada pelo porta-estandarte EV9. Desenvolvido especificamente para o mercado europeu, principal destino dos automóveis elétricos do construtor coreano, o EV3 tem estreia agendada para o final de 2024.

Com 4,30 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,56 m de altura, o Kia EV3 vai concorrer com rivais de peso como o BYD Dolphin, Peugeot e-2008 ou VW ID.3. Já os 2,68 m de distância entre eixos igualam o valor do Kia Sportage.

No entanto, ao contrário do SUV com motor térmico, o piso do Kia EV3 é totalmente plano. É o resultado de ter sido desenvolvido sobre a arquitetura E-GMP, que posiciona entre os dois eixos uma bateria com 58,3 kWh ou 81,4 kWh.

Tração dianteira

Independentemente da capacidade da bateria, o EV3 terá sempre tração dianteira e 204 cv. A gama será articulada em torno da capacidade da bateria, com o Standard Range 410 km e o Long Range a chegar aos 560 km. A possibilidade de receber até 102 kW (SR) ou 128 kW (LR) permite às duas motorizações carregar dos dez aos 80% em meia hora.

Numa interpretação contemporânea da conhecida Tiger Face da Kia, o EV3 posiciona as óticas nos extremos da carroçaria. Na traseira os farolins ocupam posição idêntica, com o desenho geométrico a realçar a largura do Kia EV3.

O portão traseiro tem movimento elétrico e plano de carga acessível e bem alinhado com o piso. A capacidade ronda os 460 litros, expansíveis a um máximo de 1250 l pelo rebatimento 40:60 das costas dos bancos traseiros. Sob o capot existe um espaço para arrumar os cabos do carregador.

Aposta nos materiais sustentáveis

Seguindo o exemplo dos novos modelos Kia, o EV3 utiliza diversos elementos sustentáveis, como o tecido de qualidade premium, feito a partir de materiais recicláveis, que reveste secções do tablier e das portas. O plástico das garrafas PET pode ser encontrado em componentes como os bancos, o forro do tejadilho, os tapetes ou o revestimento da mala.

Interior do Kia EV3
O apoio de braços do Kia EV3 tem uma amovível integrada

Inspirado no EV9, o tablier do Kia EV3 é dominado por um par de ecrãs de 12,3 polegadas, separados por um terceiro ecrã, com cinco polegadas, dedicado à climatização. Não faltam espaços de arrumação e a consola inclui uma pequena mesa amovível.