Kia eleva fasquia nos MPV elétricos com PV5 Passenger

Com um design distintivo, lotação para cinco ocupantes e autonomia de até 412 quilómetros, o Kia PV5 Passenger promete ser uma referência no segmento dos MPV elétricos e deixa o Volkswagen ID.Buzz sob ameaça.

Após um breve contacto com protótipos do Kia PV5 no circuito de Namyang, na Coreia do Sul, tivemos oportunidade de fazer uma avaliação mais aprofundada com a versão de passageiros do PV5, que promete fazer elevar a fasquia no restrito segmento dos MPV elétricos e desafiar o Volkswagen ID.Buzz.

À semelhança do seu concorrente germânico, PV5 Passenger distingue-se pelo seu design disruptivo, inspirado na filosofia “Opposites United” da marca sul-coreana, baseada nos contrastes encontrados na natureza e na humanidade. A carroçaria carateriza-se por um perfil geométrico que sublinha o seu visual oferecendo uma generosa visibilidade, graças à ampla superfície vidrada, garantida por uma linha de cintura baixa. A área dos vidros é emoldurada por contornos em preto que contrastam com a cor da carroçaria.

O PV5 Passenger está disponível apenas num comprimento de carroçaria (L2) e altura de teto, com 4,70 metros e 1,90 metros, respetivamente. Para facilitar o acesso ao habitáculo conta, de série, com duas portas laterais deslizantes.

Com o objetivo de maximizar a eficiência energética, o PV5 recebeu um conjunto de elementos pensados para garantir uma melhor aerodinâmica, designadamente ao nível do pilar A, dos espelhos retrovisores, flaps ativos na parte inferior do pára-choques dianteiro, na própria forma dos arcos das rodas. A parte inferior da carroçaria recebeu uma cobertura em cerca de 78% da área. Todas estas medidas asseguram, segundo a Kia, um coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0.286, que é considerado o melhor do segmento.

Habitáculo generoso

A longa distância entre-eixos de quase três metros permitiu a criação de um habitáculo amplo e espaçoso para cinco ocupantes, numa configuração 2+3+0. O espaço de carga tem uma capacidade de 1320 litros que pode ser ampliada até aos 2300 litros com o rebatimento dos assentos traseiros. A portão traseiro pode ser comando elétrico. A Kia diz que também está a trabalhar numa versão de sete lugares, a lançar posteriormente.

Os ocupantes dos lugares dianteiros têm ao seu dispor um ambiente a bordo muito semelhante a outros modelos da Kia, designadamente o volante multifunções com o botão de seleção dos três modos de condução (Eco, Normal, Neve) na parte inferior do volante, o manípulo giratório de seleção dos programas de condução ou as patilhas atrás do volante para selecionar os diferentes níveis de travagem regenerativa.

Entre as principais diferenças destaque para a posição de condução mais elevada, o pequeno quadro de instrumentos de 7,5” atrás do volante, que faz a estreia num modelo da Kia ou o ecrã tátil de 12,9” com navegação incorporada. Os comandos do ar condicionado está localizados na linha inferior do ecrã tátil.

A lista de equipamento de série inclui também Apple CarPlay e Android Auto, sistema Kia Connect, carregador sem fios para smartphone, iluminação full LED e capacidade (opcional) Vehicle-to-Load (V2L),

Bateria de 71,2 kWh

O Kia PV5 Passenger vem equipado com a bateria NCM de quinta geração com uma capacidade útil de 71,2 kWh, que anuncia uma autonomia de até 412 quilómetros. A bateria pode recuperar entre 10% a 80% do estado de carga em cerca de 30 minutos num ponto com potência de 150 kW. O carregador de bordo, por seu lado, está disponível com potências de 7,4 kW, 11 kW e 22 kW.

A bateria fornece energia a um motor elétrico que desenvolve uma potência máxima de 163 cv (120 kW) e um binário de 250 Nm, permitindo ao PV5 Passenger acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 10,7 segundos. A velocidade máxima está limitada a 135 km/h.

Como o posto de condução foi muito avançado, encontrando-se por cima do eixo dianteiro, e as rodas estão nas extremidades da carroçaria, o diâmetro de viragem das rodas é muito curto, de apenas 5,5 metros, sendo inferior ao do Citroën Berlingo (5,7 metros), Renault Kangoo (6,3 metros) ou Volkswagen ID.Buzz (5,9 metros).

A direção, precisa e corretamente assistida, não só facilita as manobras, mas também as abordagens às curvas, beneficiando ainda de um baixo centro de gravidade devido à colocação da bateria entre os dois eixos. Referência para a eficiência do sistema de travagem regenerativa que na avaliação de estrada realizada nos arredores de Marbella (Espanha) permitiu a obtenção de um consumo médio de energia semelhante ao homologado pela marca de 19,1 kWh/100 km.

Encomendas abertas

O Kia PV5 Passenger recebe os mais avançados sistemas de assistência à condução. A dotação de série inclui assistente de colisão frontal, navegação baseada no controlo inteligente de velocidade, assistente de manutenção na faixa de rodagem com deteção de mãos no volante, alerta de ângulo morto, entre outros.

O Kia PV5 Passenger já está disponível para encomenda, com preço de venda ao público para particulares, com campanha, de 44 300 euros, e para empresas, sem IVA, de 35 439 euros.