Kia desafia Volkswagen ID.3 com EV4 Hatchback

Equipado com motorização de 204 cv, alimentada por uma bateria que promete um alcance de até 594 km, o EV4 é o primeiro hatchback elétrico da Kia que combina amplo espaço a bordo, elevado conforto e longos intervalos entre carregamentos. Chega em outubro com preços a começarem nos 38 490 euros.

A Kia diz-se preparada para cumprir os objetivos da União Europeia relativos às vendas de veículos elétricos em 2035 e continua a lançar novas propostas. A mais recente consiste no EV4, que estará disponível em duas carroçarias, berlina ou fastback (quatro portas) e hatchback (cinco portas), mas a aposta da marca sul-coreana para o mercado europeu vai para esta última variante, já que está mais adequada às preferências dos condutores desta geografia.

Não será de estranhar, por isso, que a Kia tenha decidido produzir o EV4 Hatchback na Europa na fábrica de Zilina, na Eslováquia, que atualmente é a única unidade de produção da marca no Velho Continente.

O Kia EV4 representa igualmente uma alteração na oferta de veículos elétricos da marca sul-coreana, já que, até agora, se limitava apenas à tipologia de crossovers ou SUV. Os responsáveis da Kia entendem que existe procura pelas famílias por viaturas com carroçarias mais convencionais.

A resposta da Kia consiste no EV4 Hatchback, que aponta baterias ao Volkswagen ID.3, caraterizando-se pelas suas dimensões compactas, com um comprimento de 4,43 metros, uma largura de 1,86 metros e uma altura de 1,49 metros. Em termos de imagem, este modelo não deixa de captar as atenções na rua devido às suas linhas futuristas que parecem saídas de um filme de ficção científica.

Filosofia “Opposites United”

O EV4 Hatchback mantém-se fiel à filosofia de design “Opposites United”, transmitindo uma sensação de agilidade e caráter desportivo, com o vidro traseiro inclinado, proporções alongadas e amplas luzes traseiras. A ousada secção frontal Tiger Face, as luzes verticais e a assinatura luminosa Star Map sublinham o visual futurista.

Mais conservadora foi a abordagem ao design do interior que foi buscar uma forte inspiração ao SUV EV3, incluindo a interface flutuante, o volante assimétrico, a superfície digital constituída por três ecrãs, que reúne o quadro de instrumentos, os comandos da climatização e o centro multimédia. Muitos dos comandos das principais funções, como por exemplo, a seleção dos programas e modos de condução já são conhecidos de outros modelos elétricos da Kia, designadamente o já referido EV3.

Os materiais utilizados a bordo são agradáveis à vista, com exceção de alguns plásticos junto aos comandos dos vidros, e a qualidade de construção está acima da média do segmento. Contudo, onde o EV4 mais impressiona é na habitabilidade, designadamente na traseira, dando a sensação ao passageiro que está sentado numa limousine.

O amplo espaço para as pernas foi tornado possível por uma distância entre-eixos de 2,82 metros, valor típico de veículos muito maiores do que o EV4 Hatchback. Apesar da generosa habitabilidade, o espaço na bagageira não foi comprometido, sendo disponibilizado um volume útil de 435 litros, com as costas dos bancos no seu lugar.

Duas opções de bateria

O EV4 Hatchback partilha com o EV3 a linha motriz constituída por um motor elétrico montado no eixo dianteiro que desenvolve uma potência de 204 cv (150 kW) e um binário de 283 Nm, que permite à variante com bateria de maior capacidade (81,4 kWh) acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,7 segundos. A entrega de potência é progressiva e praticamente não se sente um arranque brusco como é habitual em muitos veículos elétricos.

O percurso efetuado nos arredores de Marbella, que contava com bastantes subidas e descidas pronunciadas, permitiu avaliar favoravelmente a eficiência energética do EV4, com o computador de bordo a indicar valores pouco superiores aos 14,7 kWh/h anunciados pelo fabricante.

Para recuperar a capacidade total da bateria, o EV3 conta com um carregador de bordo de 11 kW, que permite fazer uma carga completa em 7h15m na versão Long Range e em 5h20m na Standard. Em corrente contínua, esta última versão aceita cargas rápidas até 100 kW, ganhando até 80% da capacidade em 29 minutos, enquanto a Long Range está preparada para carregamentos com potência máxima até 128 kW, sendo necessários 28 minutos para recuperar até 80% da capacidade.

O sistema de bateria de quarta geração do EV4 incorpora gestão térmica avançada e distribuição otimizada do líquido de refrigeração, para manter um desempenho consistente sob condições extremas e de elevada exigência para os seus componentes.

Prioridade ao conforto

Testes rigorosos, incluindo uma simulação de utilização em estrada pública ao longo de 110 mil quilómetros, bem como 10 mil quilómetros percorridos no circuito de Nürburgring, realizados a até 95% da potência máxima e com sessões repetidas de hipercarregamento, demonstraram um desgaste mínimo e uma elevada eficiência.

Igualmente impressionante é o conforto sentido a bordo, bastante superior ao do EV3, que se deve não só à afinação rigorosa do chassis, mas também à suspensão - dianteira do tipo MacPherson e traseira multibraços - que é complementada por amortecedores sensíveis à frequência de terceira geração e casquilhos de suspensão “hydro-G”, conseguindo-se assim uma redução dos indices de ruído, vibração e aspereza.

A direção, por sua vez, revelou-se precisa e consistente, enquanto o sistema de travagem está acima de quaisquer críticas, já que também conta com um sistema de travagem regenerativa potente com três níveis de intensidade, selecionáveis por patilhas atrás do volante.

Encomendas abertas

Pela positiva há ainda que destacar a excelente insonorização do habitáculo, mesmo em autoestrada a velocidades mais elevadas, eliminando quase por completo os ruídos aerodinâmicos.

O Kia EV4 recebe os mais recentes sistemas de assistência à condução. Todas as versões vem equipadas de série com alerta de colisão frontal, assistente de ângulo morto, assistente de manutenção na faixa de rodagem, alerta de atenção do condutor, reconhecimento sinais de trânsito, assistente de máximos, Highway Drive Assist, entre outros.

O Kia EV4 Hatchbak já está em comercialização no mercado nacional em três níveis de equipamento Drive, Tech e GT-Line, com preços venda ao público a partir de 38 490 euros e de 30 887 euros (+ IVA) para empresas.

A versão Fastback, por sua vez, é proposta apenas no nível de equipamento GT-Line, que, à semelhança do Hatchback, incorpora elementos de design específicos e apresenta um caráter mais dinâmico, com preço para particulares de 48 990 euros e de 38 205 euros (+ IVA) para empresas.