Kia apresentou EV4 e PV5 ao público no Salão de Seul

Após a revelação à imprensa das novas gamas EV4 e PV5 no Kia EV Day em Tarragona (Espanha), a marca sul-coreana apresentou ao público, pela primeira vez, estes modelos no Salão da Mobilidade de Seul, juntamente com o concept WKNDR da sua pick-up Tasman.

Subordinada ao tema “Mobilidade de Vida Inovadora proporcionada pela Kia”, o espaço da marca sul-coreana no Salão da Mobilidade de Seul estava dividido em várias zonas: EV Lineup Zone, PV5 Zone, Tasman Zone, que se destinam a oferecer aos visitantes uma experiencia palpável da nova geração de veículos da Kia e inovações de mobilidade.

Uma das grandes apostas da Kia consiste na família PBV (Platform Beyond Vehicle) e o primeiro modelo a ser lançado é o PV5, que foi apresentado pela primeira vez no mercado doméstico.

Construido a partir de uma evolução da plataforma E-GMP do Hyundai Motor Group, designada E-GMP.S, o PV5 oferece um amplo espaço interior, configurações modulares da carroçaria e um sistema flexível da carroçaria que permite a produção de vários tipos de carroçarias destinadas a diferentes necessidades.

Para o transporte de passageiros, a Kia desenvolveu a versão Passenger, que procura ser uma alternativa ao Volkswagen ID.Buzz, mas a marca sul-coreana prefere ser mais cautelosa, referindo que não se trata de um concorrente direto. O Kia PV5 Passenger será proposto num único comprimento de carroçaria (4,90 metros) e de altura de tecto  (L2H1), oferecendo uma lotação até sete ocupantes.

Parceria com LG Electronics

Para passageiros de mobilidade reduzida, a Kia desenvolveu um derivativo, denominado WAV (Wheelchair Accessible Vehicle), que dispõe de uma rampa de acesso rápido localizada na porta lateral que suporta um peso de até 300 quilos e um espaço dedicado para a cadeira de rodas com um sistema de fixação universal para a mesma.

Para ilustrar a sua visão de mobilidade, a Kia criou o PV5 Town em colaboração com a marca de brinquedos Playmobil, que possibilita a visualização da mobilidade na vida real, incluindo casos de logística e transporte acessível.

A Kia tinha em exposição dois protótipos desenvolvidos em conjunto com a LG Electronics, incluindo o Spielraum Studio, que consiste num escritório móvel equipado com aplicações de Inteligência Artificial da LG, e o Spielraum Glow Cabin, projetado para lazer no exterior, que integra um frigorífico integrado, um micro-ondas e um refrigerador para vinho.

A linha motriz do Kia PV5 Passenger integra um motor elétrico que desenvolve uma potência de 163 cv (120 kW) e um binário de 250 Nm, alimentado por uma bateria com capacidade útil de 51,5 kWh ou 71,2 kWh, sendo que esta última tem uma autonomia anunciada de até 400 quilómetros.

EV Lineup Zone

A denominada EV Lineup Zone, a Kia tinha em exposição o novo veículo compacto elétrico EV4, na carroçaria berlina, que tanto é do agrado dos asiáticos, juntamente com o EV3 GT-Line e EV9 GT-Line.

A Kia reivindica que o EV4 é a sua berlina compacta mais eficiente de sempre, com uma autonomia de 430 quilómetros ou 630 quilómetros para as opções de bateria com capacidade de 58,3 kWh ou 81,4 kWh, respetivamente.

A linha motriz inclui um motor elétrico instalado sobre o eixo dianteiro com potência de 204 cv (150 kW), permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos ou 7,7 segundos, dependendo da opção de bateria.

Pick-up Tasman mais radical

Para o mercado da Austrália, a Kia desenvolveu uma pick-up denominada Tasman, que também poderá ser comercializada eventualmente nos Estados Unidos, mas para a Europa não está prevista a sua introdução.

Com base na sua primeira pick-up, a Kia apresentou um protótipo denominado Tasman WKNDR, que se carateriza por um visual mais aventureiro e radical, projetado para os aventureiros e amantes de estilo de vida no exterior.

A Tasman WKNDR vem equipada com pneus de fora de estrada de 35”, para-choques de maiores dimensões, barras integradas para acessórios e soluções reforçadas de carga