Publicidade

Kia apresenta o “missíl” Stinger

Texto: Nuno Fatela
Data: 9 de Janeiro, 2017

Este é o modelo com maior aceleração de sempre da marca coreana e está disponível com um motor V6 de 365CV.

Cada vez mais marcas apostam no desenvolvimento de berlinas desportivas e agora foi a vez da Kia dar a conhecer um novo modelo para este segmento, com a revelação no Salão de Detroit do Stinger. Este sedan, que tem o nome de um míssil terra-ar utilizado por diversos exércitos do planeta, pretende também afirmar-se como uma arma da Kia para conquistar o público, contando para tal com dois motores a gasolina que o fabricante coreano está a desenvolver, um bloco 2.0L de 255CV e um V6 twinturbo 3.3L de 365CV. Este último garante que o velocímetro atinge os 100km/h em apenas 5,1 segundos e que a velocidade máxima se cifra nos 269 km/h.

 

Esta berlina para cinco ocupantes com uma carroçaria de estilo coupé tem 4,83m de comprimento, largura de 1,87m e os eixos distanciados por 2,91m, dimensões que são similares às do Optima GT de tração dianteira. Mas, ao contrário deste modelo, o Stinger é o primeiro sedan da Kia a enviar a potência para o eixo traseiro, com diferencial autoblocante, ou as quatro rodas, fazendo uso da vectorização do binário. Utilizando uma suspensão McPherson na dianteira e multibraço na retaguarda, este desportivo equipa ainda um sistema de amortecimento variável. A versão de topo com motor V6 apresenta de origem sistema de travagem da Brembo com discos ventilados e pinças de quatro pistões na dianteira e dois pistões na retaguarda. Sendo possível optar entre os modos de condução Personal, Sport, Eco, Comfort e Smart, consoante a escolha haverá impacto nos parâmetros da direção, aceleração e transmissão. O Stinger surge com uma transmissão automática que permite passagens com recurso a patilhas no volante.

O design dianteiro é agraciado por uma ampla grelha Tiger Nose com acabamentos em cromado, opção estilística que também surge nas entradas de ar inferior e laterais do para-choques. Com o estilo desportivo da frente a ser ainda potenciado pelas entradas de ar no capot, este elemento é também visível nas laterais logo atrás das rodas dianteiras com cavas bastante pronunciadas. Com a iluminação LED a aumentar a espetacularidade do Stinger tanto na dianteira como na retaguarda, destaque na traseira ainda para o pequeno spoiler integrado na mala e as quatro saídas de escape incorporadas no difusor.

 

Com os ocupantes acomodados em banco com grandes apoios laterais, o interior apresenta também acabamentos em tons cromados, colocados em locais como a envolvência da ventilação e do ecrã do infotainment, que tem 7’’ de dimensão e utiliza tecnologia háptica (que garante feedback ao toque por meio de pequenas vibrações). Esta componente digital do habitáculo incorpora ainda um ecrã TFT ao centro do painel de instrumentos, para dados de performance como as forças G experienciadas, e ainda um head-up display para disponibilização de informações no campo de visão do condutor.

 

A vertente tecnológica do Kia Stinger inclui ainda diversas assistências de condução, e entre os vários sistemas a marca coreana destaca a análise do nível de atenção do condutor, o assistente ao trânsito na dianteira para evitar colisões que faz uso da travagem de emergência, o aviso de trânsito na retaguarda e ainda a manutenção na faixa de rodagem. Para maior conforto nos momentos em que não pretenda atacar troços de montanha ou fazer uma passagem pelas pistas, o Stinger também garante um Cruise Control Adaptativo. O novo desportivo da Kia tem entrada em comercialização nos Estados Unidos para o final de 2017, não existindo ainda dados sobre a data da possível chegada ao mercado europeu.