Publicidade

Karsan e-ATA ganha prémio de autocarro urbano sustentável de 2023

Texto: Carlos Moura
Data: 3 de Novembro, 2022

O prémio de autocarro urbano sustentável de 2023 foi atribuído ao Karsan e-ATA de 12 metros. A marca turca é representada em Portugal pela Carbus. 

O Karsan e-ATA de 12 metros foi o vencedor do prémio internacional “Sustainable Bus of The Year 2023”. Este autocarro urbano elétrico foi testado pelos membros do júri durante a sua visita à fábrica da Karsan, em Bursa (Turquia).

Os jurados avaliaram os veículos nomeados para o prémio, com uma vasta lista de critérios tais como sustentabilidade, design, consumo de energia, emissões, segurança, conforto, funcionamento silencioso.

Após as avaliações, o Karsan e-ATA de 12 metros superou os seus concorrentes, designadamente em áreas como a sustentabilidade, design elétrico nato, piso rebaixado completo que permite aos passageiros idosos e deficientes movimentarem-se sem esforço, consumo de energia ultrabaixo e elevada capacidade de passageiros.

O prémio foi entregue a Okan Baş, CEO da Karsan, na cerimónia realizada na Exposição da Mobilidade em Milão. 

“Este prémio, do qual fomos considerados dignos com o nosso modelo e-ATA originalmente elétrico de 12 metros que ultrapassou os seus concorrentes com as suas características superiores, tem uma importância especial tanto para a nossa empresa como para a nossa indústria. Estamos orgulhosos e felizes por sermos o vencedor do prémio Autocarro Sustentável do Ano 2023, uma das mais prestigiadas organizações da Europa no campo das soluções de mobilidade do futuro, na categoria de transportes públicos urbanos com o nosso modelo e-ATA”.

Em progressão na Europa

O CEO da Karsan aproveitou a ocasião para anunciar os êxitos alcançados pela marca no mercado europeu, graças às soluções de mobilidade tecnologicamente avançadas.

“Como resultado dos ambiciosos passos que demos com os nossos produtos inovadores e amigos do ambiente, conseguimos um crescimento estável na Europa”, afirmou Okan Baş.

LEIA TAMBÉM
Com e-ATA Hydrogen. Karsan entra no segmento dos autocarros a hidrogénio

O responsável acrescentou que a Karsan está a obter um progresso bastante significativo. “O concurso, que ganhámos recentemente para os sistemas de transporte público da cidade de Bolonha em particular, está também incluído entre as provas de que temos vindo a avançar para o nosso objetivo com as medidas firmes”.

O Karsan e-ATA de 12 metros vai estar disponível para demonstração nas instalações da Carbus / UIC em Cernache do Bonjardim logo após o final da Feira Internacional de Madrid onde se encontrou em exposição.

Karsan e-ATA 12