Jeep Compass renovado com versões híbridas e 100% elétricas

A Jeep revelou o novo Compass, que além de um novo visual tem agora motorizações híbridas, híbridas plug-in e uma inédita versão elétrica que oferece uma autonomia de até 650 km.

A Jeep renovou completamente o Compass para a sua terceira geração, que apresenta um novo visual, um habitáculo mais sofisticado e estreia uma inédita versão elétrica.

Por enquanto, apenas estão disponíveis para encomenda as versões de lançamento do Jeep Compass, denominadas “First Edition”, com um preço de venda ao público de 41 mil euros para a variante mild-hybrid e de 51 750 para a versão de entrada 100% elétrica.

O novo Compass assenta na plataforma STLA Medium, também utilizada pelo Peugeot 3008, Opel Grandland e o Citroën C5 Aircross. No entanto, segundo a marca, este SUV foi concebido para oferecer uma capacidade superior em todo-o-terreno.

Por esse motivo, em relação aos seus “irmãos”, tem uma altura ao solo superior (200 mm), uma capacidade de profundidade máxima 470mm, assim como a capacidade de ângulos de aproximação, de viragem e de saída superiores.

Com 4,5 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2795 mm, o novo Compass é um dos modelos mais curtos a assentar na plataforma STLA Medium, mas é cerca de 150 mm mais comprido do que o seu antecessor e a distância entre eixos tambbém aumentou 159 mm relativamente à geração anterio.

O aumento significativo de dimensões permitiu aumentar o espaço para pernas na segunda fila em 5,5 cm, assim como a bagageira que agora oferece uns respeitáveis 550 litros.

Exterior e interior totalmente renovados

O exterior e interior do novo Jeep Compass foram significativamente transformados. No exterior, as semelhanças com o antecessor são poucas, mas predomina a influência do Avenger e as referências à herança da Jeep.

A acompanhar a remodelação exterior, está um habitáculo totalmente renovado, agora dispondo de novos materiais, um painel de instrumentos digital de 10 polegadas e um ecrã tátil de 16 polegadas.

Novas motorizações

O novo Compass é o primeiro Jeep a estar disponível com motorizações mild-hybrid, híbrida plug-in e uma inédita 100% elétrica.

A versão mild-hybrid de 48V recorre a um motor de combustão de 1.2 l turbocomprimido combinado com um motor elétrico e uma bateria de 0,4 kWh, que debita uma potência combinada de 145 cv e 230 Nm de binário.

Enquanto isso, a versão híbrida plug-in associa um bloco a gasolina de 1.6 litros a um motor elétrico e uma bateria de 17,8 kWh, para uma potência combinada de 195 cv e 350 Nm de binário. A autonomia elétrica anunciada é de até  87 km.

Já a gama elétrica, expande-se em três versões, que podem ser apresentadas da seguinte forma:

  • Motor dianteiro de 213 cv (157 kW) e 345 Nm de binário, bateria de 73 kWh e 506 km de autonomia (WLTP):
  • Motor dianteiro de 231 cv (170 kW) e 345 Nm de binário, bateria de 96 kWh e até 650 km de autonomia (WLTP);
  • Dois motores (Tração 4X4), 375 cv (276 kW), bateria de 96 kWh e 600 km de autonomia (WLTP)

As variantes elétricas do Compass podem ser carregadas em corrente contínua (CC) em postos com potência de até 160 kW ou então em corrente alterna de até 22 kW.