Publicidade

Jeep Compass “eletrifica” fábrica de Melfi do Grupo FCA

Texto: João Monteiro de Matos
Data: 28 de Outubro, 2019

A propósito dos 25 anos da Fábrica de Melfi, em Itália, o Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) convidou a revista Turbo para voltar a visitar esta unidade de produção automóvel, agora renovado e com tecnologia de ponta.

Mas um quarto de século não se comemora apenas com uma “festa”, pelo menos no que diz respeito ao setor automóvel.

Com um plano de eletrificação de todas as marcas do grupo, foi mesmo a Jeep a grande estrela deste aniversário, ao ser anunciado que a fábrica tem mais um modelo nas suas linhas de produção.

No último trimestre de 2019, Melfi arrancou com os primeiros testes da nova linha de produção do Jeep Compass, que passa a ser construído nesta unidade para o mercado Europeu, deixando a fábrica do México para o mercado americano.

Apesar de a FCA sempre ter sido forte na construção de motores a combustão – especialmente a diesel – é com uma versão híbrida plug-in (PHEV) do Compass que se quer estrear na eletrificação dos seus modelos.

Desconhecendo-se ainda em concreto as motorizações destes motores elétricos, sabe-se que o plano de investimentos nesta nova linha de produção conta com cinco mil milhões de euros, sendo considerado e encarado como um “passo importante na evolução do grupo e sobretudo da Jeep”.

A produção efetiva do Jeep Compass terá início no primeiro trimestre do próximo ano – até agora está em pré-produção para que os trabalhadores da FCA se “habituem” ao modelo – com os habituais motores a gasolina e a gasóleo a que se seguirá a versão PHEV não só deste modelo, como também do Renegade, que já é construído em Melfi desde 2015.

Anterior
Next

Para continuar a ler o artigo completo, faça o download da APP da Turbo em qualquer dispositivo móvel com os sistemas operativos Ios ou Android.

PARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print