Publicidade

Jaguar XF Sportbrake: Espaço para a tecnologia


Data: 14 de Junho, 2017

Foi apresentada a nova carrinha XF, com a Jaguar a dotar a Sportbrake de características que a tornam especialmente apta aos que têm um estilo de vida ativo. Com os diesel a ganharem primazia nas motorizações, a nova Jaguar XF Sportbrake chegará ao mercado perto do final do ano.

A Jaguar deu hoje a conhecer a nova carrinha para a gama XF que, como pode ver na imagem com os dez atributos mais destacados do modelo, coloca a vertente tecnológica e a dinâmica de condução como trunfos para se destacar da concorrência, que inclui propostas como a BMW Série 5 Touring, a Audi A6 Avant, a Mercedes Classe E Station e a Volvo V90. Com um comprimento total de 4955mm e uma distância entre eixos de 2960mm (-6mm que na anterior geração), a grande capacidade de carga será outro dos trunfos, apresentando uma bagageira com 565L extensíveis aos 1700L. Colocando as sensações ao volante como um elemento-chave, para tal promete ser essencial a distribuição de peso numa relação perfeita de 50:50.

 

Contando na gama internacional com cinco níveis de equipamento, designados Pure, Prestige, Portfolio, R-Sport e S, as três primeiras opções primam pelo requinte, enquanto o duo final irá focar-se nos fãs de um visual mais desportivo. Com o design a seguir as traves mestras da berlina XF, destaque no interior para a vertente tecnológica, a cargo de sistemas como o opcional painel de instrumentos digital com 12,3’’,as 10 cores para a iluminação interior e ainda a opção dos comandos gestuais para deixar a luminosidade entrar através do teto panorâmico. Destaque ainda para o infotainment, que na opção mais evoluída Touch Pro com ecrã de 10’’ pode surgir com um sistema áudio da Medirien com 17 saídas. Procurando atrair, entre outros públicos, aqueles que têm um estilo de vida ativo, a Jaguar XF Sportbrake conta, como as fotos demonstram, com uma ampla gama de acessórios para transportar equipamentos como bicicletas, pranchas de surf e outros objetos.

A gama de motorizações do novo Jaguar XF Sportbrake inclui o motor 2.0L diesel em três níveis de potência (163CV, 180CV e 240CV), a que se junta ainda um bloco de três litros a gasóleo com 300CV de potência. Existe, além disso, uma opção a gasolina, com a presença de quatro cilindros turbo de 250CV. Com exceção do motor de 163CV, que conta com uma caixa manual de seis velocidades, toda a restante gama recorre a uma transmissão automática de oito velocidades. De momento ainda não existem informações relativas a um possível sucessor da XFR-S Sportbrake, com 546CV. Entre as alterações mecânicas, destaque para uma nova solução de amortecimento na dianteira, que visa obter os mesmos níveis de comodidade da berlina. Com o novo Jaguar XF Sportbrake a pretender, como já indicado, atrair também os que têm um estilo de vida ativo, surgem apoios à condução em terrenos fora do asfalto como o All Surface Control Progress e o Adaptive Surface Control, em combinação com o IDD (Intelligent Driveline Dynamics) que otimiza o binário das versões de tração integral.

 

A chegada ao mercado do novo Jaguar XF Sportbrake está marcada para perto do final do ano, previsivelmente no início do quarto trimestre de 2017.