Jaguar XE SV Project 8 mostra como se acelera em Laguna Seca

Texto: Nuno Fatela
Data: 17 Setembro, 2018
Aquele que a marca designa como “o sedan de produção mais rápido do mundo” acaba de bater o registo do melhor tempo para esta classe de veículos na famosa pista do ‘Saca-Rolhas’. Veja o recorde do Jaguar XE SV Project 8 em Laguna Seca com o vídeo que acompanha este artigo

Um famoso e conhecido ditado português diz que “À mulher de César, não basta parecê-lo, é preciso sê-lo”. Trazendo a expressão para o mundo automóvel, a Jaguar leva esta demonstração dos títulos à letra com o que designa como o “sedan de produção mais rápido do mundo”. Ou seja, não basta anunciar que se está num patamar acima da concorrência, é preciso demonstrar isso em pista. E, depois da demonstração de força que fez em Nurburgring, com a volta mais rápida de sempre do seu segmento nesta pista, o modelo britânico voltou à carga do outro lado do Atlântico e com o mesmo resultado. Porque foi agora anunciado, e confirmado em vídeo, o recorde do Jaguar XE SV Project 8 em Laguna Seca.

O desportivo de 600cv, que recorre a um motor V8 sobrealimentado com 5.0l, conseguiu terminar a volta com o cronómetro a assinalar os 1:37.45. Fazendo um parêntesis, a corrida de tratores da Porsche deve demorar 15 minutos apenas para fazer o percurso até à curva nº 5. Voltando à demonstração de força do Jaguar XE SV Project 8 em Laguna Seca, ele foi conduzido pelo piloto Randy Pobst, que conseguiu bater o anterior recorde por quase um segundo.

Para ser mais preciso, foram menos 0.98 sgundos do que o anterior detentor da melhor marca entre os sedan, que estava na posse do Caddilac CTS-V. Para ter um termo de comparação “mais europeu”, o registo obtido pelo Jaguar XE SV Project 8 em Laguna Seca é inferior em mais de dois segundos aos que foram obtidos pelo Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio (1:39.65), BMW M5 (1:39.81) e Mercedes-AMG C63 S (1:40.50). Como o conseguiu? Veja no vídeo seguinte…

Partilhar