Publicidade

Jaguar Sayer – O volante do futuro

Texto: Nuno Fatela
Data: 4 de Setembro, 2017

Este peculiar objeto que lhe aparece nas imagens é denominado de Sayer, e os britânicos da Jaguar indicam que se trata do volante do futuro. Segundo o que é explicado, daqui a alguns anos até ser a única parte do carro a ser efetivamente sua…

Normalmente é uma foto da traseira, da frente ou das óticas, mas no caso da Jaguar a opção sobre o primeiro elemento a revelar do concept Future Type foi outra. A escolha recaiu no volante, que neste caso até tem um nome próprio, sendo conhecido como ‘Sayer’. Com a primeira presença em público marcada para o TechFest, que a 7 de setembro abre portas na Universidade de Arte de Londres, a marca inglesa indica que este “é o primeiro volante ativado por voz com inteligência artificial”, sendo capaz de cumprir centenas de tarefas.

O protótipo Future Type pretende mostrar uma visão do futuro em 2040, onde o car-sharing pode vir a ser a realidade dominante. Segundo o fabricante britânico, existe a possibilidade de que nessa altura o volante seja mesmo a única peça do automóvel a ser efetivamente pessoal. Por esse motivo o Jaguar Sayer assume tanta importância, dando um cunho mais individual à experiência ao volante, além de cumprir diversas tarefas quando não estamos a bordo do automóvel.

A marca inglesa deu o exemplo de uma pessoa que precise de estar pelas 8h da manhã para uma reunião num local e demore duas horas na deslocação. Bastará, na comodidade da sala de estar, dizer ao Sayer que existe esta marcação na agenda e o próprio volante trata do resto. Ele diz-lhe quando se deve levantar, e no momento necessário estará um veículo autónomo parado à porta de casa e pronto para seguir viagem. Além disso, o Jaguar Sayer não deixa de ser um volante, que (como todos sabemos) serve para conduzir. Assim, este objeto irá deixar a indicação dos melhores troços para que o condutor assuma o comando do automóvel, potenciando assim aquilo que tão bem é designado como “diversão ao volante”.

Apesar dos comandos vocais poderem deixar a ideia de ser a origem da denominação Sayer (pela possível associação ao verbo Say -Dizer), o nome é na verdade um tributo a Malcolm Sayer. Este foi um dos mais talentosos designers na história da Jaguar, cuja mestria e criatividade esteve ao serviço da marca entre 1951 e 1970. E que bela homenagem que é feita através deste volante, já que o Jaguar Sayer tem um deslumbrante tom que recorda o alumínio, onde surgem embutidos os gráficos para a visualização das informações.