Publicidade

Land Rover revela Discovery com drone para salvamentos

Texto: Francisco Correia
Data: 8 de Março, 2017

O Land Rover Discovery Project Hero é mais um projecto que nasce da parceria entre a marca britânica e a Cruz Vermelha Internacional, que dura há mais de meio século

A unidade de operações de veículos especiais da Jaguar e da Land Rover apresentou uma versão personalizada do novo Discovery para a Cruz Vermelha Austríaca. Integrado no novo Project Hero, esta versão exclusiva foi apresentada no arranque da 87ª edição do Salão Automóvel de Genebra, e o objetivo passa por oferecer uma nova solução, com recurso a drones, para operações de resgate e salvamento em zonas de difícil acesso. Embora seja reconhecida a excelsa capacidade off-road dos modelos da marca britânica, nada como um “par de olhos” extra a sobrevoar estas áreas para acelerar estes trabalhos, pois já se sabe que nestas emergências o tempo é escasso e precioso.

Estes drones incorporados no topo do Land Rover Discovery têm a capacidade de serem lançados para o exterior  e de filmar em directo, a uma distância segura, o que ocorre, enviando as imagens para o ecrã no habitáculo do veículo. Assim, ao volante deste modelo, procura-se uma resposta mais rápida e eficaz das equipas da Cruz Vermelha em situações como deslizamentos de terra, terramotos, inundações e avalanches.

Este Discovery é um autêntico centro de operações móvel. Como poderá ver nas fotografias, encontramos atrás do pilar C compartimentos com materiais para a manutenção e reparação do drone, e ainda, no interior, walkie-talkies para que as equipas possam comunicar entre si e coordenar as operações no terreno. Para além disso, na traseira existe uma mesa que poderá ser ejectada para reuniões rápidas.

O Land Rover Discovery Project Hero utiliza a versão TD6 de 3.0L com 258CV e estará ao serviço no centro de treinos da Cruz Vermelha de Erzberg, na zona montanhosa de Eisenerz, na Áustria. A partir de Junho deste ano irá para outro centro da organização, situado em Viena.