Publicidade

Jaguar despede-se do F-Type com edições especiais de 75º aniversário

Texto: Carlos Moura
Data: 11 de Outubro, 2022

Para celebrar o último ano de produção do F-Type, a Jaguar apresentou duas edições especiais que também assinalam o 75º aniversário dos desportivos da marca britânica. Os preços já são conhecidos.

A Jaguar está a preparar a entrada numa nova era, tendo anunciado o início do fim da produção do F-Type e dos automóveis desportivos com motor de combustão interna.

Para assinalar o último ano do modelo F-Type e o 75.º aniversário dos desportivos, a marca vai lançar edições especiais do F-Type 75 e F-Type R 75, ambos equipados com o motor V8 5.0 Supercharged de 450 ou 575 CV, respetivamente, na versão Coupé ou Convertible. 

As edições especiais contam elementos únicos de design interior e exterior, especificações da maior qualidade e a opção singular de pintura metalizada Giola Green para prestar homenagem ao desempenho dos motores de combustão antes da Jaguar passar a ser uma marca de luxo totalmente elétrica a partir de 2025.

Entre os elementos específicos de design exterior destaque para as jantes de 20 polegadas de série e detalhes discretos como as tampas centrais das jantes e o logótipo da grelha alterados de vermelho para preto, e as cores de contraste no logótipo R e R-Dynamic, que agora são em preto e cinzento em vez de vermelho e verde.

Materiais de luxo

Passando ao habitáculo, este integra um ecrã interativo reconfigurável de 12,3 polegadas com a opção de apresentar diferentes temas.

O interior distingue-se ainda pelo perfil exclusivo que adorna a consola central em Engine Spin e as proteções das embaladeiras em aço inoxidável. 

LEIA TAMBÉM
É o adeus à combustão. Jaguar prepara edições especiais V8 Supercharged

Os bancos leves com perfil elegante Sport ou Performance combinam um design ergonómico com um conforto e podem ser otimizados com opções de aquecimento e refrigeração. 

Os materiais sumptuosos, como o couro Windsor incorporado de série nas edições especiais, acrescentam um toque de luxo complementado por detalhes como o monograma bordado com artesania requintada (incorporado também nos painéis das portas com as opções de melhoria específica) e o logótipo Jaguar ou R nos apoios de cabeça. O interior é adicionalmente realçado com o revestimento Suedecloth em Ebony.

Escape ativo selecionável

No capítulo mecânico são propostos no F-Type 75 motores quatro cilindros de 2,0 litros com 300 cv e V8 de cinco cilindros com 450 cv. O F-Type R 75 também recebe esta última motorização, mas com 575 cv de potência de 700 Nm de binário, que permite a este modelo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 300 km/h.

Os motores incorporam de série um sistema de escape ativo selecionável. A sonoridade característica do escape do F-Type em desaceleração continua presente, meticulosamente calibrada para se adaptar à gama de potentes motores de quatro, seis e oito cilindros. Os filtros de partículas extremamente eficientes de circuito fechado** contribuem para minimizar as emissões.

VEJA GALERIA DE IMAGENS

O comportamento dinâmico do F-Type 75 e F-T-ype 75 R é otimizado graças ao Sistema Dinâmico Adaptativo da Jaguar com Sistema Dinâmico Configurável. 

O Sistema Dinâmico Adaptativo utiliza amortecedores continuamente variáveis com controlo eletrónico para otimizar o conforto de condução a baixa velocidade e o controlo a velocidade elevada, enquanto o Sistema Dinâmico Configurável permite ao condutor configurar a rigidez da suspensão, o peso da direção, a resposta do acelerador e as passagens de caixa.

Diferencial traseiro eletrónico ativo

Ambos os modelos incorporam também um diferencial eletrónico traseiro ativo (EAD) que otimiza a performance do sistema de tração integral que disponibiliza binário sempre que necessário em combinação com a tecnologia Intelligent Driveline Dynamics (IDD), disponível como opção no F-Type 75 e de série no R 75.

O sistema melhora adicionalmente a tração e a dinâmica em qualquer superfície e em todas as condições meteorológicas sem perder a mítica sensação de tração traseira do F-Type nem o equilíbrio de condução.

Jaguar F-Type 75 também está disponível na versão descapotável

A gama F-Type 24MY da Jaguar é produzida nas instalações britânicas de Castle Bromwich e é composta pelos seguintes modelos em Espanha e Portugal: F-Type R-Dynamic, com motor de quatro cilindros e 300 cv e tração traseira; F-Type, com motor V8 de 450 cv, tração traseira ou integral; F-Type R 75, com motor V8 de 575 cv; tração integral.

As primeiras entregas estão previstas para janeiro de 2023, ano que marca o 75.º aniversário dos desportivos Jaguar e um momento crucial na história da marca, que evolui para um futuro totalmente elétrico a partir de 2025. O F-Type 75 Coupé está disponível a partir de 148.942 euros e o F-Type R75 Coupé a partir de 179.278 euros.