Jaguar F-Pace SVR, um píncaro da potência

Texto: Miguel Policarpo
Data: 28 Março, 2018

Foi desvendado em Nova Iorque o Jaguar F-Pace SVR, conforme agendado. Recebendo o tratamento da Special Vehicles Operations (SVO), o SUV apresenta-se como nunca, uma amostra de potência.

Bastaria referir que o departamento SVO empregou um aumento de potência do Jaguar F-Pace na ordem dos 44% nesta versão de performance centrar as atenções. Mas em que isso se traduz? Significa que o SUV, equipado como motor V8 de 5.0l, que debita 550cv de potência e 680Nm de binário, regista apenas 4,3s na aceleração dos 0 aos 100 km/h. A marca concebeu ainda um pacote aerodinâmico, recalibrou o chassis e melhorou alguns componentes como os discos de travão.

A performance é, portanto, o foco deste Jaguar F-Pace SVR, como seria de esperar. E as alterações estéticas contribuem para reforçar este parâmetro. Nos ‘upgrades’ aerodinâmicos incluem-se as grelhas dianteiras de maiores dimensões, grelhas laterais que reduzem a pressão na zona das cavas das rodas, possibilitam uma refrigeração adicional, e otimizam ainda a estabilidade a altas velocidades.

Em complemento, as abas dos guarda-lamas e painéis inferiores conferem também um aspeto mais musculado que realça a presença do modelo e as alterações estéticas na traseira passampor um spoiler exclusivo e um novo pára-choques, que incorpora quatro ponteiras de escape com o Sistema de Escape Ativo. Realça-se ainda o friso adicional no pára-choques, um adorno que proporciona um fluxo de ar mais fluído.

O chassis foi atualizado, passando a integrar molas dianteiras e traseiras 30 e 10% mais rígidas, respetivamente, e com barras estabilizadoras. Com novas jantes de 21” – com a opção e 22”, a zona das rodas recebe ainda aos trabalhos da divisão SVO, com a integração de novos discos de travão. Outra integração da Jaguar é o Sistema de Escape Ativo Variável, que além do caráter funcional de permitir um maior fluxo de gases, proporciona uma sonoridade caraterística da marca. Já no habitáculo, as alterações passam pela inclusão de novos bancos desportivos e o selector de velocidades Sport Shit Selector. O volante incorpora patilhas de seleção de velocidades.

Leia também: Jaguar equipa XE, XF e F-PACE com novo motor

Entre outras alterações técnicas, destaca-se o Diferencial Elétronico Ativo traseiro, o sistema de Tração Integral (AWD) Intelligent Driveline Dynamics (IDD) e o Modo Driving Dynamics configurado exclusivamente para o SVR. O referido motor V8 de 5.0l debita 550cv de potência e 680Nm de binário, impulsionando o Jaguar F-Pace SVR dos 0 aos 100 km/h em 4,3s e sendo capaz de fazer o SUV atingir os 283 km/h de velocidade máxima.

Uma versão de verdadeira performance de um SUV cativante como já é o Jaguar F-Pace “normal”…