Jaguar e fotógrafo Rankin criam ‘obras de arte’

Texto: João Monteiro de Matos
Data: 8 Outubro, 2019

A Jaguar acaba de apresentar a nova série de fotografias extraordinárias realizadas pelo icónico fotógrafo britânico de moda e estilismo, Rankin.

 

Rooms by Rankin é uma colaboração especial entre a Jaguar e Rankin para prestar homenagem à excelência do design e rendimento inigualável das três principais berlinas desportivas da Jaguar: XF, XE e o lendário modelo Mk 2.

 

Rankin projetou e criou três estúdios personalizados para criar uma sensação de originalidade e dinamismo visual, e refletir a personalidade única de cada veículo.

 

Julian Thomson, Design Director da Jaguar, fala acerca desta associação especial: “A nossa paixão por criar designs inovadores e espetaculares, e a reputação de Rankin devido à sua criatividade intrépida dão todo o sentido a esta colaboração. Pedimos a Rankin que desafiasse os limites e criasse um conjunto de imagens que destacassem os veículos.”

 

A primeira fotografia mostra o Jaguar XF e tem como título Flying High (Voar Alto). Na sua elaboração foram utilizadas centenas de pássaros de papel feitos à mão com um acabamento laranja brilhante para criar um contraste impressionante com a apelativa pintura metálica de XF, o que coloca em destaque a precisão do seu projeto e o fantástico acabamento exterior.

 

A segunda fotografia, com o título Moving in the Mist (Viajando no Nevoeiro), retrata o Jaguar XE. Esta imagem, onde é possível apreciar folhas de lâminas translúcidas suspensas a partir de um objeto construído especialmente para a ocasião, que se deslocam de forma controlada graças a um conjunto de ventiladores, evoca a forma fluída e elegância natural do XE. Esta imagem será apresentada no dia 15 de outubro de 2019.

 

Finalmente, a terceira obra tem como título Period Drama (Momento Nostálgico) e é uma fotografia nostálgica que homenageia o 60º aniversário do Jaguar Mk2. Esta obra será apresentada no dia 21 de outubro de 2019.

 

Rankin refere: “Não é habitual que uma marca de automóveis de renome internacional me contate com uma ideia tão objetiva, mas foi exatamente isso que aconteceu. Queriam três fotografias apelativas e cálidas para comemorar as principais características de cada modelo. Era essa a sua ideia. Uma encomenda de sonho.”

 

A acrescenta: “A deia subjacente ao conceito “Room” era criar um pano de fundo para cada modelo. Tinha de ser uma estrutura visual personalizada e divertida, que arrancasse um sorriso aos seus admiradores. Para mim, é isso que faz com que os veículos da Jaguar sejam tão diferentes e apelativos. Espero ter conseguido o meu objetivo.”

Anterior
Next
PARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print