Iveco sagra-se campeã europeia de Camiões

Texto: Redação
Data: 10 Outubro, 2019

Iveco sagrou-se, uma vez mais, campeã por equipas do Campeonato da Europa FIA de Camiões, repetindo, assim, igual resultado ao alcançado na edição do ano passado.

Através da formação Die Bullen von Iveco Team, a marca italiana foi a dominadora da presente temporada, ascendendo à liderança logo na primeira jornada, em Misano, posição que depois manteve medida que os eventos se desenrolavam.

O título por Equipas foi alcançado em Le Mans, na penúltima jornada do ano, uma semana antes do Grand Prix final, realizado em Jarama.

Graças à excepcional performance de Jochen Hahn, que somou um total de 13 vitórias em corridas – pelo menos uma em cada um dos 8 eventos – e 18 outras subidas ao pódio, a Iveco também garantiu o 1º lugar no ranking dos Pilotos.

Aliás, o piloto do Team Hahn reivindicou o título de Campeão Europeu FIA de Camiões pela 6ª vez na sua carreira.

Já Steffi Halm, naquela que foi a sua segunda temporada como líder do Team Schwabentruck, subiu 11 vezes ao pódio, garantindo uma pontuação que a levou a evoluir do 6º lugar alcançado no ano passado, para a 4ª posição do ranking de Pilotos de 2019.

Gerrit Marx, Presidente Comercial e de Veículos Especiais da Iveco, comentou: 

“Estamos muito orgulhosos dos excelentes resultados alcançados pelo Team Die Bullen von Iveco com os nossos camiões Stralis, que voltaram a provar a sua capacidade de competir ao mais alto nível, de um modo fiável e consistente, garantindo uma performance vencedora. Foi um grande esforço conjunto dos diferentes técnicos, engenheiros e mecânicos da equipa, que trabalharam incansavelmente ao lado dos pilotos, processo recompensado com novo título no Campeonato Europeu de Camiões. Parabéns a todos!”

A IVECO participou no Campeonato da Europa FIA de Camiões como patrocinador técnico da Die Bullen von Iveco, formação que resulta de uma parceria entre o Team Hahn Racing e o Team Schwabentruck. Este último tem representado a marca nos últimos 10 anos, enquanto o Team Hahn competiu com um camião Stralis pelo terceiro ano consecutivo.

A marca italiana apoia a equipa através dos camiões de competição Stralis 440 E 56 XP-R de 5,3 toneladas, animado por um motor Iveco Cursor 13 desenvolvido pela FPT Industrial, com uma impressionante potência de 1180 CV. Estes veículos estão especificamente projetados e equipados para alcançar 160 km/h, a velocidade máxima permitida pelos regulamentos.

“É, de novo, uma honra, sermos o coração que bate por debaixo do capot dos camiões Stralis de competição das equipas Schwabentruck e Hahn. A versão de competição do nosso motor Cursor 13 demonstrou um equilíbrio em termos de performance e durabilidade, sob condições de enorme desafio e exigência, em perfeita simbiose com o talento de ambas as equipas”, acrescentou Annalisa Stupenengo, Presidente da FPT Industrial

“Esta é mais uma clara evidência da excelência dos nossos produtos, em resultado dos nossos contínuos esforços em busca de novas evoluções.”

CLASSIFICAÇÕES FINAIS

  1. Jochen Hahn (IVECO) – 370 pontos 1. Die Bullen Von IVECO – 627 pontos
  2. Antonio Albacete (MAN) – 268 2. Löwen Power – 510
  3. Adam Lacko (Freightliner) – 261 3. Buggyra Racing 1969 – 395
  4. Steffi Halm (IVECO) – 212 4. Tankpool 24 Racing – 280
  5. Sascha Lenz (MAN) – 192 5. Reboconort Truck Racing Team – 193