Iveco prossegue ofensiva multi-energias

Um comercial ligeiro elétrico desenvolvido com a Hyundai e uma versão rígida do Iveco S-eWay são as mais recentes apostas da Iveco na sua ofensiva multi-energias.

Após a renovação de quase toda a gama no final de 2023, a Iveco prossegue a sua ofensiva para a descarbonização do transporte rodoviário de mercadorias, com a apresentação das suas mais recentes inovações neste domínio.

A  jornada de transição energética da Iveco é baseada numa estratégia multi-energias - biodiesel, biometano, elétrico a bateria e hidrogénio - contando para o efeito com um número crescente de parceiros no ecossistema, assim como um portefólio integrado de serviços, nunca deixando a política de adoção constante da inovação para alcançar novos níveis de crescimento, eficiência e competitividade.

Uma das grandes novidades da marca italiana é a entrada no segmento de veículos comerciais ligeiros elétricos entre as 2,5 e 3,5 toneladas de peso bruto, isto é, abaixo da eDaily com o novo eMoovy, recentemente apresentado no IAA Transportation 2024. O novo modelo foi desenvolvido em parceria com a Hyundai e partilha a plataforma com o MPV Staria, que não é comercializado em Portugal.

Posicionamento abaixo do eDaily

O Iveco eMoovy será proposto numa configuração chassis-cabina, cuja estrutura está preparada para receber diferentes tipos de carroçaria. A marca italiana anuncia uma carga útil até 1,5 toneladas e um volume útil de 10 m3 com caixa de carga fechada.

O novo modelo da Iveco vem equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência de 160 kW (215 cv) e um binário de 350 Nm, sendo alimentado por uma bateria com capacidade de 63 kWh ou 76 kWh, permitindo percorrer entre 230 km e 320 quilómetros entre carregamentos, em ciclo WLTP.

A bateria aceita carregamentos rápidos em corrente contínua até 350 kW, permitindo recuperar até 100 quilómetros de autonomia em menos de dez minutos. O eMoovy também pode ser carregado em corrente alterna até 7 kW em Modo 2 (monofásico) ou até 11 kW em Modo 3 (trifásico).

O novo comercial elétrico terá à disposição vários modos de intensidade da travagem regenerativa, incluindo um modo “e-pedal”. A velocidade máxima estará limitada a 120 km/h. Em termos de assistência à condução, a nova proposta da Iveco irá cumprir a norma europeia GRS2.

O Iveco eMoovy dispõe da funcionalidade “Vehicle to Load”, o que significa que pode fornecer energia elétrica a 230 V em corrente alterna, possibilitando a ligação de ferramentas ou equipamentos. Além disso, uma entrada na parte dianteira pode servir para fornecer energia.

S-eWay rígido

A Iveco vai reforçar a oferta da gama S-eWay com a disponibilização de um chassis de carga rígido, que deverá ser proposto em configurações 6x2 e 4x2, que podem ser associadas a cabinas AT/AD e AS.

Nascido a partir da gama S-eWay, com a qual partilha a arquitetura eletrónica, o novo camião rígido elétrico incorpora as inovações introduzidas na cabina dos modelos de 2024, deste o interface humano - máquina até à ergonomia do condutor.

A Iveco sublinha que a gama do S-eWay rígido foi projetada para proporcionar um elevado nível de versatilidade e flexibilidade, estando vocacionada para aplicações que vão da distribuição á construção, passando pelas municipalidades e missões especiais.

O envolvimento dos carroçadores no projeto facilita a montagem de vários tipos de superestruturas. O peso bruto combinado - camião e reboque - pode chegar às 44 toneladas.

As baterias são as mesmas utilizadas nos autocarros da Iveco e são produzidas pela FPT Industrial, em Turim. Este novo camião poderá ser equipado com opções de quatro, cinco ou sete packs de bateria com capacidade unitária de 70 kWh da Microvast, o que se traduz em capacidades totais de 280 kWh, 350 kWh ou 490 kWh. Esta solução permite ir de encontro às necessidades reais do utilizadores.

Os pack de bateria podem ser montados em diferentes localizações do chassis para não comprometer os carroçamentos, sendo mesmo possível deixar livre o lado direito para aplicações com báscula lateral. Além disso, também podem ser colocados na parte traseira para libertar espaço para os pés hidráulicos atrás das rodas dianteiras.

Autonomia de até 400 km

A autonomia do S-eWay rígido pode chegar aos 400 km com a opção de sete pack de baterias com capacidade total de 490 kWh. Para responder às necessidades da maioria das aplicações regionais e urbanas, o sistema de carregamento rápido CCS com potência até 350 kW.

A tomada está localizada no lado esquerdo do veículo, sendo possível recuperar até 200 quilómetros durante os 45 minutos no intervalo obrigatório de paragem da condução do motorista.

O camião elétrico rígido da Iveco vem equipado com um eixo elétrico duplo da FPT Industrial que desenvolve uma potência máxima em contínuo de 480 kW e um binário de 1800 Nm. A Iveco reivindica que o eixo elétrico não só é o melhor da sua categoria em termos de prestações dinâmicas como o seu design compacto liberta espaço para uma carroçaria e equipamento ao longo do chassis, já que o veio de transmissão e o diferencial foram eliminados.

O Iveco S-eWay rígido pode ser equipado com até três tipos de tomadas de força, de baixa voltagem, para plataformas elevatórias, por exemplo, ou de alta voltagem com potência até 20 kW para sistemas de frio. Para aplicações que exigem sistema mecânico ou hidráulico está disponível o Mech ePTO que oferece uma potência até 60 kW em contínuo. 

S-eWay Fuel Cell

No âmbito da sua estratégia multi-energias, a Iveco também está a apostar na tecnologia da pilha de combustível alimentada por hidrogénio, recorrendo igualmente à plataforma multienergias do S-Way. A nova proposta está vocacionada para operações de transporte de longo curso.

A pilha de combustível e os principais componentes do sistema do S-eWay Fuel Cell são de origem Bosch, enquanto o eixo elétrico com potência de 480 kW é produzido pela FPT Industrial.

A marca anuncia uma autonomia de até 800 quilómetros com um abastecimento de hidrogénio, contando para o efeito com vários depósitos, cada um com capacidade de 12,8 quilos, que podem armazenar até um total de 70 quilos, a uma pressão de 700 bar.

Os engenheiros da Iveco afirmam que até é possível abastecer a uma pressão até 350 bar, mas o alcance será substancialmente inferior. O tempo de abastecimento dos depósitos de hidrogénio será inferior a 20 minutos.

O camião fuel-cell da Iveco já está disponível numa configuração de três eixos (6x2), sendo o último direcional. À semelhança do Iveco S-eWay, o S-eWay também recebe um eixo elétrico com 480 kW, produzido pela FPT Industrial. O peso em vazio do tractor é de 12,3 toneladas e a capacidade de carga até 25 toneladas.

Um primeiro veículo de pré-produção já foi apresentado publicamente em Madrid, à margem do concerto da banda de rock Metallica, cuja digressão europeia foi apoiada pela marca italiana com a disponibilização de uma frota de veículos com baixo impacto ambiental: gás natural, elétricos a bateria e diesel com baixo teor de carbono. A segunda aparição pública ocorreu no IAA Transportation 2024.

eDaily Fuel Cell

Após a estreia mundial do eDaily Fuel Cell no IAA Transportation de 2022, a Iveco anunciou que continua a trabalhar no desenvolvimento desta tecnologia para a sua gama ligeira e no IAA Transportation 2024 apresentou uma versão de pré-produção, seguindo-se depois testes em alguns clientes pré-selecionados em condições reais de operação. As primeiras entregas estão previstas até ao final de 2024.

O Iveco eDaily Fuel Cell está homologado com um peso bruto de 7,2 toneladas e partilha com o Hyundai Nexo a pilha de combustível e os depósitos de hidrogénio, os quais estão localizados num subchassis para proteção contra impactos. O motor elétrico desenvolve uma potência de 145 kW e 

O abastecimento dos depósitos de hidrogénio demora entre sete a nove minutos, permitindo percorrer até 500 quilómetros.