A Iveco e a Jacinto estão a fornecer um total de 81 viaturas de combate a incêndios florestais à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que depois os distribui pelas corporações de bombeiros.
Ao abrigo do programa “Mais Floresta – Reforma do Sistema de Prevenção e Combate de Incêndios”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, adquiriu um total de 81 viaturas Iveco das tipologias Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF), num investimento total superior a 14 milhões de euros.
Os veículos foram totalmente equipados pela empresa portuguesa Jacinto, sediada em Esmoriz, que já tem um longa experiência no desenvolvimento de viaturas de combate a incêndios, resgate e comando, para bombeiros, aeroportos e indústrias.
Os novos veículos Iveco Eurocargo ML150E28WS 4×4 (VFCI) e T-Way AD190T36W 4×4 (VTT) têm vindo a ser entregues, por lotes, às entidades detentoras dos corpos de bombeiros voluntários com o objetivo de aumentar a capacidade da resposta operacional, representando a maior distribuição de sempre de viaturas para combate aos incêndios rurais.