Iveco eDaily entra para o Livro Guiness dos Recordes

O Iveco eDaily conseguiu rebocar um peso superior a 153 toneladas e conseguiu entrar para o Livro Guiness dos Recordes na categoria

O Iveco eDaily conseguiu rebocar um peso superior a 153 toneladas e entrou para o Livro Guiness dos Recordes na categoria de "maior peso rebocado por um furgão elétrico".

Um Iveco eDaily, com peso bruto de 3,5 toneladas e numa configuração de série, entrou para o Livro Guiness dos Recordes na categoria de "maior peso rebocado por um furgão elétrico". 

O registo foi impressionante do eDaily porque conseguiu rebocar um peso de 153,58 toneladas com o seu motor elétrico de 140 kW de potência e 400 Nm de binário, transmitidos às rodas traseiras.

Para alcançar este feito histórico, o Iveco eDaily foi atrelado a um enorme camião Iveco X-Way Strator. Aquele veículo foi carregado com camião de estaleiro que pesava mais de 50 toneladas, tendo ainda sido adicionadas sete toneladas de lastro. 

Seguidamente foi atrelado um camião basculante Iveco X-Way 8x4 totalmente carregado ao X-Way Strator e também um camião de bombeiros de tração integral para combate a incêndios em aeroportos. Assim, o peso bruto combinado de todo o conjunto é de 153 toneladas.

Após ter iniciado a sua marcha, o eDaily avançou vigorosamente e percorreu os 30,48 metros (100 pés) até cruzar a linha de chegada, onde se encontravam os juízes do Livro Guiness dos Recordes para certificar este feito.

Ultrapassar os limites

O modo "hi-power" do eDaily, que é de série neste modelo, foi utilizado nesta prova e disponibilizou a potência adicional para efetuar o reboque. O atual homem mais forte do Reino Unido, Adam Bishop, esteve a atrás do volante e bateu o recorde do mundo.

"O Iveco eDaily fez história com este recorde impressionante, dando mais uma prova da sua força, durabilidade e impressionante capacidade", afirmou Fabio Santiago, diretor de marketing e gestão de produto da unidade de negócio Iveco Truck.

https://youtu.be/CCIaJoSnVog

"Estamos orgulhosos com este resultado porque demonstra a capacidade do eDaily de ultrapassar os limites, superar os veículos elétricos tradicionais e permitir aos clientes uma transição energética sem compromissos". sublinha Fabio Santiago.

Capacidade de reboque superior à oficial

O Iveco eDaily entrou para a história dos veículos comerciais elétricos e evidencia as vantagens do seu conceito de chassis de travessas e longarinas e da disponibilidade imediata de binário do motor elétrico. 

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Iveco_e_Daily_Tow_World_Record_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Iveco_e_Daily_Tow_World_Record_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Iveco_e_Daily_Tow_World_Record_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Iveco_e_Daily_Tow_World_Record_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Iveco_e_Daily_Tow_World_Record_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Iveco_e_Daily_Tow_World_Record_galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Iveco_e_Daily_Tow_World_Record_001.jpg]

Com este recorde, a marca de Turim considera que os operadores que têm de fazer missões mais exigentes com reboque ficaram com a certeza que o eDaily consegue fazer mais do que a capacidade de reboque de 3500 quilos anunciada oficialmente.