Mobieco

Publicidade

Iveco ganha concurso para fornecimento de 225 autocarros elétricos a Turim

Texto: Carlos Moura
Data: 24 de Julho, 2023

A Iveco ganhou um concurso público para o fornecimento de 225 autocarros elétricos do modelo E-Way para a cidade de Turim. 28 desses veículos serão operados numa nova linha em via dedicada, Bus Rapid Transit. Além de Turim, o Iveco E-Way também foi escolhido pelas ilhas Faroe para servir carreiras urbanas de transporte público.

A Iveco ficou em primeiro lugar nos três lotes do concurso público internacional lançado pela GTT Torino para o fornecimento de 225 autocarros elétricos E-Way. A marca italiana concorreu em conjunto com a empresa de energia Enel X e com o concessionário Iveco Orecchia.

O concurso público lançado pela autoridade metropolitana de transportes de Turim contou com a participação de empresas como a BYD Europe, EvoBus Itália, Irizar e YES-EU (empresa de origem islandesa que distribui autocarros Yutong em alguns países europeus).

Todos os veículos, o fornecimento e instalação da infraestrutura de carregamento, assim como dos sistemas de armazenamento, contam com um fornecimento comunitário superior a 150 milhões de euros. 

No âmbito da adjudicação, a Iveco irá fornecer um total de 225 autocarros elétricos do modelo E-Way, incluindo 135 de 12 metros, 62 de 18 metros e 28 de 18 metros com especificação BRT (Bus Rapid Transit), Estes últimos serão utilizados numa nova carreira em canal dedicado.

O contrato prevê uma opção para mais 45 unidades, elevando o número total para 270 unidades.

Os autocarros elétricos serão produzidos na nova fábrica de Foggia e as baterias em Turim, na unidade da FPT Industrial. 

Estreia nas ilhas Faroe

Entretanto, a Iveco Bus forneceu os primeiros dois autocarros elétricos que irão operar nas ilhas Faroe. Os veículos do modelo E-Way possuem 10,7 metros de comprimento e foram entregues à HZ Bussar  para reforçar a mobilidade da população no município de Tórshavn. Os autocarros integram uma frota de 16 unidades Crossway que estão em serviço desde dezembro de 2022.

Equipados com um pack de bateria com capacidade de 420 kWh, o Iveco E-Way permite assegurar um serviço diário em condições reais de funcionamento.

LEIA TAMBÉM
Iveco revela nova geração de autocarros elétricos E-Way

As dimensões compactas, com 10,7 m de comprimento e 2,33 m de largura, fazem do modelo um veículo muito ágil nos trajetos de difícil acesso, como as vias estreitas nos centros das cidades. De acesso fácil, o E-Way pode transportar mais de 60 passageiros a bordo, incluindo 23 sentados.