Italdesign DaVinci presta homenagem ao mestre

Texto: Nuno Fatela
Data: 7 Março, 2019

Celebram-se 500 anos da morte do mestre Leonardo da Vinci, efeméride que serve para este tributo automóvel. Procurando também ser considerado uma obra de arte, o Italdesign DaVinci estreia no Salão de Genebra

Leonardo da Vinci será sempre um dos nomes maiores na história da Humanidade. O seu génio, expresso nas mais diversas formas de arte ainda hoje deixa espantado todo o mundo. Estão em 2019 a ser assinalados os 500 anos da morte do mestre italiano, e os seus compatriotas da Italdesign prestam-lhe agora tributo com um sedutor concept. Trata-se de um veículo muito próximo da produção (procuram-se interessados…) que foi criado a pensar numa motorização elétrica. Mas o Italdesign DaVinci contempla uma alternativa, pois “a versão de combustão foi desenvolvida em redor de um generoso V8”.

O objetivo foi, indica o estúdio de design transalpino, combinar a imagem e vocação desportiva com a elegância em cada detalhe do habitáculo. Na estética encontram-se semelhanças com outras propostas recentes da Italdesign. Como a entrada de ar em “Y” colocada no capot, fazendo quase uma ponte no nariz do carro. Este elemento é inspirado em projetos anteriores da Italdesign, e para a sua criação foi essencial a liberdade de desenho associada aos elétricos, pela ausência de grelha dianteira. Tal como Leonardo era mais que um mestre da pintura, e também da arquitetura (e muitos outros ofícios), temos esse talento explanado em detalhes como as óticas OLED traseiras com perfil “6 pétalas”.

Da mesma forma que DaVinci era um homem à frente do seu tempo, também o Italdesign DaVinci procura mostrar uma faceta futurista. Basta que se abram as portas de gaivota e se entre a bordo, onde somos inundados por um cocktail de tecnologias. Desde logo com o volante com comandos táteis embutidos, o painel de instrumentos com excelentes grafismos, e ainda os ecrãs central e para o passageiro. E a “Mona Lisa” são os controlos de climatização embutidos no tablier, que garantem um visual ainda mais futurista a este Italdesign DaVinci.

Partilhar