Publicidade

Tecnologia de lavagem da Istobal garante reutilização da água

Texto: Carlos Moura
Data: 24 de Março, 2022

Solução da Istobal de recuperação da água utilizada na lavagem de veículos permite a sua reutilização com vantagens ambientais e económicas. Uma empresa de rent-a-car pode poupar mais de 190 litros de água por lavagem.  

A Istobal desenvolveu uma solução que permite recuperar a totalidade da água utilizada em cada lavagem exterior para a sua posterior reutilização.

 A operação é efetuada por um inovador equipamento de depuração biológica que é capaz de tratar a água e obter a máxima qualidade para a utilização posterior em todas as fases de lavagem, incluindo a osmose no acabamento final, em que tradicionalmente se utiliza água fresca.

O reciclador biológico por ultrafiltração também tem a capacidade de eliminar partículas sólidas, turbidez, 99,99% de bactérias e vírus, além de reduzir a carga orgânica e a presença de tensioativos.

A utilização dos sistemas de reciclagem de água da Istobal nas suas instalações de lavagem de veículos permite a uma empresa de rent-a-car poupar mais de 16,3 milhões de litros de água por ano, evitando, assim, um desperdício anual equivalente a a cinco piscinas olímpicas além de reduzir o impacto ambiental do processo de lavagem.

Poupança de 190 litros por lavagem

A Istobal refere que a integração de sistemas de reciclagem permitem reduzir o consumo de água em 190 litros por programa completo num túnel de lavagem. 

Se uma empresa de rent-a-car fizer cerca de 89 mil lavagens por ano, isto traduz-se numa poupança de 16.312 m3 de água, graças à instalação de um sistema de reciclagem físico plus para as primeiras fases de lavagem dos túneis, seguido de um reciclador biológico por ultrafiltração para a alimentação dos sistemas de osmose para as fases de enceramento e enxaguamento final, evitando assim o despejo e minimizando o consumo de água na lavagem. 

LEIA TAMBÉM
Istobal desenvolve arcos para desinfeção sanitária

Em contrapartida, a não inclusão dos sistemas de reciclagem de água teria implicado um desperdício equivalente a deixar uma torneira aberta todo o dia durante mais de três anos. 

A integração de sistemas de reciclagem de água nas instalações de lavagem é particularmente importante em cidades com um preço elevado da água, zonas com fortes restrições no combate à perda de água, em locais que possuem limitações ao consumo de água por causa da seca, assim como em locais com muita afluência turística em períodos de férias e que realizem um número elevado de lavagens, como é o caso das empresas de aluguer de veículos.