Publicidade

Interbrand’s Best Global Brands 2021. Toyota continua a marca mais valiosa

Texto: Francisco Cruz
Data: 22 de Outubro, 2021

Dando continuidade a uma prática já habitual, o Interbrand’s Best Global Brands acaba de divulgar a lista das marcas mais valiosas, a nível mundial, em 2021. A qual, além da manutenção dos gigantes tecnológicos, como a Apple ou a Amazon, nos primeiros lugares da classificação, mantém, igualmente, a Toyota, como a marca automóvel mais valiosa.

Aliás e segundo revela o mesmo Interbrand’s Best Global Brands 2021, apenas dois fabricantes automóveis constam do Top Ten do ranking. Com a Toyota a surgir no sétimo lugar, com uma avaliação de 54,1 mil milhões de dólares (46,4 mil milhões de euros, à cotação actual), valor que representa, também, uma subida de 5%, face a 2020.

Quanto à segunda marca automóvel presente entre as 10 mais valiosas a nível mundial, trata-se da Mercedes-Benz, a qual surge este ano logo atrás do gigante japonês, ou seja, no oitavo lugar. E que, de acordo com o novo ranking da Interbrand, surge, este ano, avaliada em 50,8 mil milhões de dólares, qualquer coisa como 43,6 mil milhões de euros. Basicamente, uma subida de três pontos percentuais face ao valor recebido em 2020.

A estratégia desenhada, hoje em dia, pelo presidente Akio Toyoda, mantém a Toyota como marca automóvel mais valiosa em 2021, segundo a Interbrand
A estratégia desenhada, hoje em dia, pelo presidente Akio Toyoda, mantém a Toyota como marca automóvel mais valiosa em 2021, segundo a Interbrand

Já fora do grupo das dez melhores, mais concretamente no 12.º posto, aparece a terceira marca automóvel, a BMW. Neste caso, com uma avaliação, em 2021, de 41,6 mil milhões de dólares (35,7 mil milhões de euros), e seguida, um pouco mais abaixo, no 14.º lugar, pela norte-americana Tesla, com um valor fixado nos 36,2 mil milhões de dólares (31 mil milhões de euros).

LEIA TAMBÉM
Best Global Brands 2020. Mercedes-Benz é a marca europeia mais valiosa

Ainda assim e no caso da marca norte-americana de automóveis elétricos, importa referir que é a grande vencedora, no que à subida face a 2020 diz respeito – cresceu 184%, relegando para os lugares mais baixos deste pódio marcas como a PayPal ou a Adobe, cujo crescimento, em termos de valorização, não foi além de uns “míseros” 36 por cento.

Os resultados da BrandZ

No entanto e até para colocar em perspectiva este tipo de análises, importa recordar, igualmente, que, por exemplo, outro trabalho do género, neste caso, levado a cabo pela empresa BrandZ, aponta, precisamente, a Tesla, e não a Toyota, como a marca automóvel mais valiosa, em 2021.

Embora a Toyota continue como a marca automóvel mais valiosa no ranking da Interbrand, a Tesla foi aquela que mais se valorizou em 2021; mais até do que as tecnológicas!
Embora a Toyota continue como a marca automóvel mais valiosa no ranking da Interbrand, a Tesla foi aquela que mais se valorizou em 2021; mais até do que as tecnológicas!

Segundo esta empresa, a marca fundada por Elon Musk atingiu, este ano, um valor de mercado de 42,6 mil milhões de euros (36,5 mil milhões de euros), sinónimo de uma subida verdadeiramente estratosférica, relativamente a 2020, de 275 por cento!

Já a Toyota, surge aqui no segundo lugar, com uma valorização de apenas 26,9 mil milhões de euros (23,1 milhões de euros), e que, segundo a BrandZ, representa, não uma subida, mas uma queda de 5% face a 2020.

Eis o Interbrand’s Best Global Brands 2021: