Publicidade

Infiniti recua no tempo com este protótipo

Texto: André Bettencourt Rodrigues
Data: 14 de Agosto, 2017

 

É um regresso a um passado que, na verdade, nunca existiu. Criada em 1989, a divisão de luxo da Nissan simplesmente não tem o mesmo espólio e historial de outros fabricantes de automóveis para nos brindar com exemplares de quatro rodas de distintas eras. Mas isso não a impediu de sacar da cartola este “Prototype 9” – um concept car que supõe como seria um monolugar da década de 1940 com o seu emblema, a exemplo do Mercedes W196 ou do Ferrari 166 L.

A carroçaria vintage é acompanhada por um motor elétrico e um pacote de baterias da Nissan e será desvendada oficialmente na próxima edição do Concurso de Elegância de Pebble Beach, nos EUA.

Leia também: Já cheira a BMW Z5!

“O Prototype 9 celebra a tradição de engenho, técnica e paixão das nossas raízes na Nissan, em cujos ombros nos apoiamos hoje. Começou com um pensamento — e se a Infiniti tivesse criado um carro de corridas na década de 1940? E como seria ele? Os desenhos e a ideia eram tão atrativos que tínhamos de produzir um protótipo. E à medida que os outros departamentos da empresa tomaram conhecimento da ideia voluntariaram-se para criar este veículo”, referiu Alfonso Albalsa, vice-presidente do Departamento Global de Design.

Construído à mão a partir de uma folha de metal, o Prototype 9 é movido por um pacote de baterias de 30 kWh e por um motor elétrico de 120 kW (150 cv). Entrega 320 Nm de binário máximo às rodas traseiras por intermédio de uma transmissão CVT com uma única relação de caixa.

A velocidade máxima anunciada é de 170 km/h, demorando 5,5s a atingir os 100 km/h. Numa utilização intensiva em pista, a autonomia cifra-se em 20 minutos.

Leia também: Concept de Q60 celebra parceria entre Infiniti e Renault