ID. Every1. Volkswagen revela o seu elétrico mais acessível

A Volkswagen vai cumprir o seu desejo de comercializar um automóvel elétrico acessível, com preço a partir de 20 mil euros, quando lançar a versão de produção do seu protótipo ID.Every1, em 2027.

Apontado pela Volkswagen como um modelo “da Europa para a Europa”, o novo elétrico será o sucessor espiritual do Up no segmento A e passará a ser o modelo de acesso à gama de veículos elétricos ID da marca alemã.

O CEO da Volkswagen Thomas Schäfer descreveu o modelo, que irá integrar a nova gama Electric Urban Car Family, como a “última peça do puzzle” na sua oferta de grande volume e acrescentou: “este é o carro que o mundo estava à espera”.

Com um comprimento de 3,88 metros, o ID.Every1 posiciona-se entre o antigo up! (3,60 metros), o ID.2all (4,05 metros) e o atual Polo (4,07 metros. As suas linhas exteriores incorporam elementos da nova linguagem de design da Volkswagen e exibe detalhes específicos que transmitem uma aparência confiante como os faróis dianteiros dinâmicos e a traseira ‘sorridente’.

A versão de produção do ID.Every1 será baseada numa variante modificada da nova plataforma de tração dianteira MEB Entry, que foi desenvolvida para os futuros ID.2, ID.2X, Cupra Raval e Skoda Epiq. Todos eles serão construídos na fábrica da Seat em Martorell (Espanha). O preço previsto para o ID.2 é de 25 000 euros.

Autonomia mínima de 250 km

O ID.Every1 está equipado com um motor elétrico de nova geração que desenvolve uma potência de 70 kW (95 cv) e consegue alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h. Apesar de não ter divulgado dados relativos à bateria, a marca anuncia uma autonomia mínima de 250 quilómetros. 

O ID.Every1 vai ser o primeiro modelo do Volkswagen Group a beneficiar de uma nova arquitetura de software que foi desenvolvida ao abrigo da joint-venture com a start-up norte-americana Rivian.

O habitáculo oferece espaço para quatro ocupantes e uma bagageira com 305 litros de capacidade. O interior apresenta um design muito simples, destacando-se um amplo painel de bordo. Apesar deste último ser dominado por um ecrã tátil localizado a meio, a Volkswagen manteve botões físicos para o controlo da temperatura, aquecimento e volume de som.

O volante, que é ligeiramente cortado na parte superior e inferior, possui dois raios. O passageiro da frente tem acesso a um painel multi-usos que permite receber um tablet ou uma prateleira. A consola central é parecida com a do ID.Buzz e está montada numa calha para que possa deslizar para a frente ou para trás ao longo do compartimento.

O ID.Every1 vai ser lançado em 2027 e será um dos nove modelos elétricos que a marca irá lançar até 2027. A Volkswagen vai revelar o novo membro da Electric Urban Car Family, o crossover ID.2 X no outono deste ano, provavelmente no Salão da Mobilidade de Munique.