A Hyundai acaba de anunciar a intenção de reforçar a aposta nas motorizações híbridas a nível global, como resposta à “recente desaceleração” que se tem vindo a observar na procura mundial de veículos elétricos. Esfriar a que a marca sul-coreana quer responder com o duplicar do número de ofertas híbridas em todos os mercados, inclusive, com a sua marca de luxo Genesis.
A nova estratégia foi anunciada no CEO Investor Day da Hyundai, que teve lugar esta quarta-feira, dia 28 de agosto, tendo por base aquelas que são as novas previsões do construtor. Segundo as quais, noticia a Automotive News Europe, as vendas globais de híbridos poderão mais do que triplicar até 2028, fixando-se nos 1,33 milhões de veículos.
De resto e face a este cenário, a marca sul-coreana pretende, agora, posicionar-se no pelotão da frente da corrida pela cativação desses novos públicos, nomeadamente, através da disponibilização de um novo sistema elétrico de autonomia alargada, em que as rodas são exclusivamente accionadas pelo motor elétrico, com a combustão a servir, basicamente, para recarregar a bateria. Simplificando, um sistema elétrico com extensor de autonomia, a que a Hyundai dá o nome de EREV.
Novo e generalizado sistema híbrido
Ao mesmo tempo, a Hyundai também prevê apresentar a segunda geração do sistema híbrido que já impulsiona muitos dos seus atuais modelos e que, em 2025, deverá ser atualizado, passando a figurar em toda a gama, desde os modelos mais pequenos, aos maiores e mais luxuoso. Inclusive, os da marca premium Genesis, até aqui sem a tecnologia.
Também com esta nova decisão, a Hyundai, que em 2024 espera vender 510 mil híbridos em todo o mundo, prevê que as suas vendas de híbridos possam aumentar 40%, face à meta estipulada para este ano, com os mercados da América do Norte a assimilarem o maior crescimento – 690 mil é o número de veículos que o fabricante espera vender em 2028, valor que é cerca do triplo dos 170 mil previstos para este ano, nesses mesmos mercados.
Já na Europa, as previsões do fabricante são de que as vendas aumentem dos 150 mil previstos para este ano, para os 220 mil em 2028.
Em declarações aos accionistas, o CEO da Hyundai, Jaehoon Chang, recordou que, “a transição para os veículos elétricos está a abrandar”, enquanto “a procura por híbridos tem vindo a aumentar”. Motivo pelo qual a Hyundai tem agora de acertar estratégias, de forma a que, “no curto prazo, consigamos responder, de imediato, a quaisquer alterações no mercado”.