Depois do híbrido, o elétrico e o plug-in hybrid — a gama Ioniq da Hyundai está finalmente completa. Surpreendente por ser o primeiro automóvel do mundo com três motorizações elétricas na mesma carroçaria, o IONIQ é o primeiro passo da estratégia global de sustentabilidade da Hyundai, que prevê o lançamento de 14 veículos ecológicos até 2020.
As versões Plug-in Hybrid e Electric têm um valor de €39.500 euros, por forma a permitir que o cliente opte pela versão que melhor se adapte às suas necessidades independentemente do preço. O IONIQ Hybrid, que apresenta um valor base de €33.056 euros , está atualmente disponível, de acordo com a campanha em vigor, por um pvp de apenas €29.900.
“Com a família IONIQ completa já disponível, tornamos a mobilidade elétrica mais acessível a todos”, comentou Thomas A. Schmid, COO da Hyundai Motor Europe. “Com três motorizações elétricas disponíveis, o IONIQ é uma oferta única – sem comprometer o design permitindo disfrutar da condução e de novas funcionalidades de conetividade por um preço competitivo. É um automóvel realmente conduzido pela emoção.”
Leia também: SUVs a hidrogénio são com a Hyundai
Desde o lançamento da versão híbrida, no ano passado, o IONIQ já recebeu treze prémios europeus, entre os quais títulos de “Carro do ano” por toda a Europa, um prémio Red Dot design em 2016 e ainda uma distinção de 5 estrelas atribuída pelo Euro NCAP. Em Portugal, o IONIQ Hybrid recebeu o prémio de Ecológico do ano 2017.
Todas as versões possuem a mesma silhueta inspirada pela passagem natural do ar e com um coeficiente aerodinâmico (Cd), líder na sua classe, de apenas 0,24. As exclusivas aplicações em azul destacam os elementos específicos no exterior e no interior tanto no IONIQ Hybrid como no IONIQ Plug-in.
O IONIQ Electric dispõe de aplicações exclusivas em cor de cobre para criar a sensação de que a eletricidade flui através do interior do automóvel (tendo em conta a propriedade de condutor de eletricidade associada ao cobre). A experiência do utilizador dentro dos modelos da gama Hyundai IONIQ é melhorada através do painel de instrumentos TFT de 7 polegadas e de recursos de conetividade como os LIVE Services ou o carregamento wireless.
O IONIQ disponibiliza ainda o Hyundai Lifetime MapCare, um programa que oferece atualização anual gratuita dos sistemas de navegação, e sistemas de segurança como Travagem Autónoma de Emergência, o Apoio à Manutenção na Faixa de Rodagem e o “Cruise Control” Inteligente.
IONIQ: Três formas de eletrizar a sua vida
IONIQ Hybrid: Uma condução divertida com emissões reduzidas. O motor elétrico do IONIQ Hybrid gera 32 kW (43,5 cv) e um binário máximo de 170 Nm, sendo alimentado por uma bateria de polímero de iões de lítio com capacidade de 1,56 kWh posicionada sob os bancos traseiros. Em combinação com o motor 1.6 GDI o IONIQ Hydrid apresenta uma potência combinada de 141 cv e até 265 Nm de binário, sendo capaz de acelerar até uma velocidade máxima de 185 km/h, com um consumo de apenas 3,4 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 79 g/km (em ciclo combinado).
IONIQ Plug-in Hybrid: O melhor de dois mundos. Os condutores que optem pelo IONIQ Plug-in podem esperar uma autonomia elétrica estimada de aproximadamente 50 quilómetros permitida pela bateria de polímero de iões de lítio de 8,9 kWh. O motor elétrico de 45 kW (61 cv) juntamente com o motor Kappa 1.6 GDI de quatro cilindros asseguram emissões de CO2 de apenas 32 g/km.
IONIQ Electric: Livre de emissões. Livre de compromissos. O IONIQ Electric proporciona mobilidade elétrica pura através de uma bateria de polímero de iões de lítio de 28 kWh para uma autonomia máxima estimada de 280 km e um consumo energético de apenas 11,5 kWh/100 km. O binário máximo imediatamente disponível de 295 Nm é produzido pelo motor elétrico que tem uma potência máxima de 88 kW (120 cv), através da transmissão de uma única velocidade capaz de acelerar o automóvel até uma velocidade máxima de 165 km/h.
Bateria com garantia de 8 anos e 200.000 quilómetros
Para além da garantia de 5 anos e sem limite de quilómetros, a Hyundai inclui um pacote reforçado para os clientes que optem pelo IONIQ, adicionando uma garantia para a bateria de alta voltagem de 8 anos/200.000 quilómetros.
Leia também: Como a Hyundai quer superar a Toyota na Europa