Hyundai Ioniq 9. Sete lugares e 620 km de autonomia

O novo Hyundai 9 é um SUV de três filas, com seis ou sete lugares, e uma grande bateria com capacidade de 110,3 kWh que oferece uma autonomia máxima de até 350 kWh. Para recuperar entre 10% a 80% do estado de carga são necessários 24 minutos num posto rápido com potência de 350 kW.

O SUV com três filas de bancos da Hyundai acabou ser apresentado nos Estados Unidos e vai ser comercializado como Ioniq 9, sendo o equivalente ao Kia EV9, com o qual partilha a plataforma E-GMP, que também está presente em outros modelos da Hyundai, da Kia e da Genesis.

Exteriormente, o Ioniq 9 exibe um estilo denominado “Aerosthetic” que reflete o compromisso da Hyundai em combinar inovação aerodinâmica com um visual sofisticado e futurista, sendo possível optar por jantes entre as 19” e as 21”.

O design frontal possui Pixéis Paramétricos integrados na dianteira e nos faróis LED, criando uma imagem única e sofisticada. A traseira apresenta uma iluminação full LED.

Três níveis de potência

Todas as versões do Ioniq 9 recebem uma enorme bateria de 110,3 kWh e este SUV será comercializado em três configurações. A versão de entrada é a Long Range com motor elétrico alojado no eixo traseiro que desenvolve uma potência de 160 kW (218 cv) e um binário de 350 Nm. A Hyundai reivindica que esta versão pode percorrer até 620 km, segundo ciclo WLTP, desde que equipado com jantes de 19”.

Quem tiver preferência pode melhores prestações poderá optar pelo Long Range AWD, que acrescenta um motor com 70 kW (95 cv) no eixo dianteiro e um binário adicional de 255 Nm. O topo de gama será o Ioniq 9 Performance, equipado com dois motores elétricos, ambos com 160 kW (218 cv). Esta versão consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Long Range AWAD necessita de 6,7 segundos e o Long Range RWD 9,4 segundos. A velocidade máxima em todos os Ioniq 9 é de 200 km/h.

Independentemente da versão, todos os Ioniq 9 podem recuperar entre 10% a 80% da capacidade da bateria em 24 minutos, mas num posto com potência de 350 kW.

Com uma distância entre eixos de 3,130 m, oferece um amplo espaço e possui também um vasto conjunto de caraterísticas e funcionalidades que visam melhorar a experiência dos utilizadores.

Atmosfera tipo “lounge”

O habitáculo oferece uma uma atmosfera tipo “lounge”, com destaque para o piso plano que proporciona um generoso espaço na segunda e terceira filas, permitindo, em opção, acomodar seis ou sete ocupantes e bancos de relaxamento, conferindo assim uma experiência excecional aos ocupantes que podem contar com até 1323 litros de bagagem.

O painel de bordo inclui uma superfície digital curva que integra um painel de instrumentos de 12” e um ecrã integrado de 12” para o sistema de informação e comunicação. O Ioniq 9 conta ainda com um sistema de som premium BOSE com 14 altifalantes.

O Ioniq 9 terá capacidade de atualização de software Over-the-Air (OTA) e irá contar com várias “Features on Demand”, que permitirão um grande conjunto de personalizações e configurações a bordo, bem como significativos avanços em sistemas que visam melhorar a experiência do utilizador, tais como assistente virtual com Inteligência Artificial.

O mais recente pacote de sistemas de assistência à condução é de série no Ioniq 9, incluindo assistente de colisão frontal com deteção de peões, assistente de manutenção na faixa de rodagem, assistente de ângulo morto, alerta de saída segura, assistente de tráfego traseiro e assistente de máximos.

O Hyundai Ioniq 9 será lançado inicialmente na Coreia do Sul e nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2025 e ainda no próximo ano também chegará à Europa.