Hyundai Ioniq 6 N acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,2 s

Com potência combinada de até 650 cv que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos com a função N Grin Boost ativada, o Ioniq 6 N é a berlina elétrica mais rápida de sempre da Hyundai. À semelhança do Ioniq 5 N também tem dois motores elétricos e uma bateria de 84 kWh.

Três anos depois de ter revelado o protótipo RN22e, a Hyundai apresentou a sua berlina elétrica mais rápida de sempre, Ioniq 6 N, no Festival da Velocidade de Goodwood. O novo desportivo de elevadas prestações é baseado na mais recente atualização do modelo base, o que significa que os faróis originais pouco consensuais foram substituídos por óticas finas e separadas.

A equipa da Hyundai não se poupou a esforços para incluir um conjunto de elementos N mais agressivos para a nova proposta estar à altura da designação N. O design aerodinâmico assume um papel de relevo, com elementos inspirados na competição automóvel como a asa traseira tipo “swan neck” e os guarda-lamas alargados que, para além de reforçarem o visual desportivo, melhoram a estabilidade em curva a alta velocidade.

A nova cor Performance Blue Pearl enriquece a assinatura visual da Hyundai N, conferindo um toque de sofisticação à identidade de performance do novo Hyundai Ioniq 6 N.

Linha motriz herdada do Ioniq 5 N

Como seria de esperar, a linha motriz é semelhante à do Ioniq 5 N. Isto significa que vem equipado com a bateria de 84 kWh que alimenta o motor dianteiro com 226 cv (166 kW) e o traseiro com 383 cv (282 kW). Ambos desenvolvem uma potência combinada de 609 cv (448 kW) que pode aumentar até aos 650 cv (478 kW) com a função N Grin Boost ativada.

Em termos de prestações, a Hyundai anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos, o que significa que é 0,2 segundos mais rápido do que o Ioniq 5 N, enquanto a velocidade máxima pode chegar aos 257 km/h.

Graças à arquitetura elétrica de 800 V, o Ioniq 6 N pode receber carregamentos em corrente contínua (CC) com uma potência até 350 kW, permitindo recuperar entre 10% a 80% da capacidade da bateria em apenas 18 minutos.

Funções N

À semelhança de outros modelos N existem várias funcionalidades e configurações para levar ao máximo a experiência de condução. Uma delas é o N Active Sound + que cria uma trilha sonora imersiva com modos personalizáveis, desde o desportivo Ignition ao nostálgico Evolution ou ao futurista Lightspeed, proporcionando uma banda sonora envolvente para cada viagem.

O N e-Shift, estreado no Inoiq 5 N, também está presente no Ioniq 6 N e tem como função simular a sensação das passagens de caixa de um desportivo tradicional, ampliando a ligação emocional ao automóvel. Este sistema funciona em harmonia com funções como N Launch Control, N Drift Optimizer, N Grin Boost e N Torque Distribution, garantindo uma entrega de potência controlada e precisa.

Para reforçar a imersão, o N Ambient Shift Light projeta iluminação ambiente sincronizada que indica o momento ideal para cada mudança de velocidade, tornando a condução ainda mais intuitiva.

Por sua vez, o N Track Manager permite criar pistas personalizadas, monitorizar dados de velocidade, comparar tempos com um “ghost car” e analisar as prestações com todo o detalhe, reforçando o caráter de pista da berlina elétrica de elevadas prestações da Hyundai.

O N Drift Optimizer oferece níveis de controlo inigualáveis sobre o comportamento em drift, permitindo afinar o ângulo e o controlo de tração de acordo com o estilo de condução de cada utilizador.

Suspensão redesenhada

Os engenheiros da Hyundai também redesenharam a geometria da suspensão do Ioniq 6 N com o objetivo de elevar a precisão de condução e o comportamento dinâmico, mantendo o conforto em utilização quotidiana.

Os novos amortecedores com controlo eletrónico e sensores de curso (Stroke Sensing ECS) permitem uma ampla gama de afinações, adaptando-se a diferentes condições de condução — da cidade à pista.