Hyundai facilita a vida aos condutores surdos (com vídeo)

Texto: Nuno Fatela
Data: 11 Janeiro, 2019

É verdadeiramente genial o vídeo desta iniciativa em que a Hyundai facilita a vida aos condutores surdos, recorrendo aos restantes sentidos para substituir as dificuldades de audição

A mobilidade para todos é uma das maiores promessas do automóvel. Mas, para que isso se cumpra em toda a plenitude, continuam a ser necessário responder a necessidades específicas de pessoas com handicaps, como a surdez. Algo que agora foi alcançado pela Hyundai, numa excelente iniciativa que a marca apresentou em vídeo. A ideia é bastante fácil de explicar. Sabendo que nas pessoas com dificuldades de audição os restantes sentidos, como o tacto e a visão, ficam mais apurados, é precisamente a eles que a marca recorre para facilitar a vida aos condutores surdos.

Tudo começa pelos softwares que reconhecem os padrões de sons, como os das ambulâncias. Depois, essas informações são transformadas em inputs de imagens, projetadas para o condutor no head-up display e volante, que também fornece informações táteis pela vibração. Para o vídeo que encontra neste artigo, a Hyundai escolheu um verdadeiro exemplo de superação. Trata-se de Daeho Lee, o primeiro condutor de táxi na Coreia que é surdo. Neste caso, além de ter recorrido ao tato e visão para alertar o condutor, surgem também alterações na viatura, com um tablet ao dispor dos clientes para eles indicarem o destino de viagem desejado.

Para terminar, recordamos uma das mensagens no final do vídeo. É referente ao facto de terem sido necessários 15 anos para ter sido concedido aos condutores surdos o direito a conduzir táxis na Coreia. Uma luta que terminou graças a este avanço fornecido pela Hyundai, que merece elogios pela iniciativa.

Partilhar