Hyundai estreia Creta EV mas (talvez) não para a Europa

A Hyundai apresentou uma variante 100% elétrica do pequeno SUV Creta para a Índia, que será oferecido com duas opções de bateria e uma autonomia de até 473 km. Não estando totalmente descartada a hipótese de poder vir para a Europa.

A Hyundai acaba de apresentar o Creta Electric, uma nova versão elétrica daquele que é um dos seus modelos SUV mais vendidos na Índia, mercado onde esta nova proposta também faz a sua estreia.

Esta nova variante livre de emissões traz uma nova opção de motorização à gama que já conta com versões de motor a combustão e que vem competir com outras propostas EV’s presentes no mercado indiano, como o Suzuki eVitara ou o Tata Curvv EV.

No exterior, o Hyundai Creta Electric recebeu alterações visuais que o distinguem das restantes versões. À frente, a grelha está tapada, enquanto a entrada de ar inferior ganhou umas aletas aerodinâmicas ativas. A traseira também foi redesenhada.

Além de um novo conjunto de jantes de 17”, exclusivas da versão EV, todo o exterior é partilhado com o Creta a combustão.

Passando para o interior, há um novo volante e um seletor de velocidades específico, assim como uma pequena bagageira dianteira para guardar os cabos de carregamento.

No equipamento, passa a estar incluído um cockpit digital, composto por dois ecrãs de 10,25”, agora com gráficos melhorados, e uma consola central que dá acesso a três modos de condução: Eco, Normal e Sport.

Duas baterias e autonomia de até 473 km

Apesar de não anunciar dados técnicos sobre o motor, a Hyundai afirma que o Creta elétrico cumpre o sprint dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos, mais rápido do que a versão a combustão.

A marca sul coreana revela ainda que o Creta Eletric será vendido com duas opções de bateria distintas: de 42 kWh, a prometer 390 km de autonomia, e de 51,4 kWh, com 473 km de alcance, medidos de acordo com o ciclo local ARAI.

Segundo o Autocar India, o Creta elétrico demora 58 minutos a carregar dos 10 aos 80% com recurso a um carregador de corrente contínua (DC). Com corrente alternada (AC) de 11 kW, o tempo de carga dos 10 aos 100% é de 4 horas.

Data de apresentação

O Hyundai Creta Electric terá a sua apresentação oficial no Bharat Mobility Show, que irá acontecer no dia 17 de janeiro, na Índia, avança o Carscoops.

De momento, não há ainda informação sobre se a Hyundai planeia comercializar o Creta Electric noutros mercados, como é o caso da Europa.