Hyundai Elevate Concept é o derradeiro veículo de emergência

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 Janeiro, 2019

Capaz de superar qualquer adversidade, para responder a desastres naturais ou outras emergências, as capacidades únicas do Hyundai Elevate Concept fazem com que esteja também adaptado para ajudar diariamente pessoas com mobilidade reduzida

A Hyundai acaba de apresentar na CES o Elevate Concept, um peculiar veículo de resposta a emergências que é anunciado como o primeiro UMV – Ultimate Mobility Vehicle. Este modelo nasce da fusão das capacidades da mobilidade elétrica, usada nos seus motores, com o mundo dos robots, que lhe confere uma capacidade de locomoção invulgar. Isso mesmo se pode ver no vídeo seguinte, onde os braços que integram as rodas apresentam uma grande amplitude de movimentos.

Andar, escalar e atravessar são algumas das capacidades que o Hyundai Elevate Concept apresenta. Conseguindo replicar a forma como se movem os répteis e os mamíferos, segundo indica a marca, isso é a chave para chegar as locais onde ocorram tragédias como terramotos ou tsunamis e aí se mover livremente para socorrer as populações em necessidade.

Dada a possibilidade de mudar a carroçaria que se coloca sobre a plataforma, este protótipo tem versatilidade para cumprir outras tarefas. Como, por exemplo, enquanto veículo de transporte para pessoas com mobilidade reduzida em ambiente urbano, podendo mesmo subir escadas para os deixar mais perto da sua porta de casa. Por poder conseguir cumprir todas estas funções distintas, não admira que o Hyundai Elevate Concept seja mesmo considerado pela marca como o derradeiro veículo de mobilidade…

Partilhar