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Hyundai aposta forte na CES

Texto: Nuno Fatela
Data: 5 de Janeiro, 2017

O Ioniq autónomo é uma das muitas novidades que o fabricante coreano leva este ano a Las Vegas

Está já a decorrer a edição de 2017 da Consumer Eletronics Show, uma das principais feiras de inovação a nível mundial, que decorre anualmente em Las Vegas. A Hyundai é, das marcas automóveis presentes, uma das que mais novidades revelou neste certame, procurando demonstrar como será a mobilidade do futuro, num mundo progressivamente mais conetado, onde a condução sem intervenção humana será realidade e a ligação entre os dispositivos vai ocupar lugar central. O multifacetado Ioniq surge como o principal destaque numa variante autónoma, baseada na versão elétrica do modelo,  mas também foram reveladas uma trotinete para viagens intermodais, exosqueletos e novas soluções de conetividade entre o automóvel e o domícilio. Apresentamos-lhe agora as principais novidades que a marca coreana leva este ano à CES.

 

Hyundai Ioniq autónomo

Estão a ser oferecidas viagens de condução autónoma em Las Vegas, que podem ser também seguidas através da realidade virtual no espaço da Hyundai na CES. Dois protótipos do Ioniq elétrico demonstram nas ruas da cidade americana esta mobilidade do futuro, seguindo através de rotas pré-programadas como parte dos testes aos sistemas de piloto automático no mais complexo ambiente de todos, os grandes centros urbanos. Uma das novidades passa pela colocação dos radares LIDAR no para-choques dianteiro ao invés da habitual localização no teto, não impactando negativamente o design dos automóveis (algo que a Faraday também apresenta com o FF91). Segundo a marca, graças à evolução tecnológica, os Ioniq autónomos são capazes de responder a todos os desafios da condução em cidade, onde a complexidade aumenta devido à existência de cruzamentos de vias, sinais luminosos, trabalhos nas estradas, lombas e também pela presença de humanos, o que exige maior cuidado devido ao comportamento imprevisível de alguns deles, como as crianças.

Ioniq Scooter

À imagem do que a Peugeot havia feito na apresentação dos SUVS 3008 e 5008, também a Hyundai apresentou agora uma solução para viagens intermodais. Normalmente designados de meios de transporte para a parte inicial ou final das viagens, as trotinetes como a Ioniq Scooter pretendem evitar a entrada dos automóveis em locais com muito tráfego e onde é difícil estacionar. No caso da Hyundai, este dispositivo, que pode ser facilmente dobrado e guardado a bordo do Ioniq elétrico, recarrega-se numa tomada na porta dianteira e é apresentado como a mais recente novidade do ‘Projeto Ioniq’, através do qual a marca pretende redefinir o futuro da mobilidade através de inovações.

Plataforma dos veículos conectados e visão da mobilidade

O objetivo é demonstrar como o conforto, conveniência e diversão a bordo podem ser potenciados no futuro. Para tal, em parceria com a Cisco, foi criada uma plataforma de comunicação para o exterior, que contacta com os outros carros, as infraestruturas, a denominada Internet das Coias (Internet of Things) e também dispositivos móveis, como smartphones. A Hyundai pretende mostrar que no futuro o automóvel não será apenas um meio de transporte, mas poderá ser também espaço de lazer ou trabalho quando está parado. Por isso é indicado que “a visão de mobilidade da Hyundai mostra de que forma as tecnologias de Casa Inteligente e Automóvel Conetado irão desfocar as linhas que separam a mobilidade e os espaços habituais e de trabalho”.

Saúde e Mobilidade

Foi revelado na CES o ‘HealthCare Cockpit”, que mostra como os automóveis também se vão preocupar com a saúde dos ocupantes. Diminuindo o stress nas viagens e tornando-as mais relaxantes, e oferecendo também benefícios ao nível da produtividade, com recurso a vários sensores são apresentadas nos ecrãs do automóvel diversas informações sobre os sinais vitais dos passageiros.

Exosqueletos

Demonstrando a responsabilidade social da Hyundai, foram apresentados em Las Vegas dois tipos de exosqueletos da marca coreana. O primeiro serve para apoiar pessoas com mobilidade reduzida, ajudando-os a locomover-se, a que se junta um segundo equipamento destinado a apoiar e prevenir lesões naqueles que diariamente efetuam tarefas repetitivas ou têm de mover cargas pesadas no seu trabalho.