Hyundai anuncia primeiro airbag multicolisão

Texto: Nuno Fatela
Data: 24 Janeiro, 2019

Pensado para maior proteção dos passageiros em acidentes onde o sistema não é despoletado no embate inicial, este airbag multicolisão é anunciado pela Hyundai como uma estreia mundial

O funcionamento do airbag é bem conhecido em todo o mundo, graças às muitas vidas que estes sacos de ar já ajudaram a salvar. Agora a Hyundai aposta-se em aumentar ainda mais a eficácia deste sistema de proteção, revelando o que afirma ser o primeiro airbag multicolisão do mundo, inovação alcançada pela nova calibração destas almofadas. Pensado para acidentes com várias viaturas, em que os ocupantes dos automóveis ficam sujeitos aos efeitos de choques em cadeia, esta nova solução procura reduzir as lesões causadas pelos segundos embates.

 

A Hyundai partiu da observação de uma situação: quando os airbags não são despoletados num primeiro acidente, eles não não estão preparados para oferecer proteção em segundos embates. Os novos airbags multicolisão estão pensados para serem ativados de forma ainda mais veloz nestas situações. Ou seja, não se trata de introduzir um novo componente, antes de recalibrar os airbags já existentes para garantir que, se eles não atuarem no primeiro acidente, continuam preparados para intervir. E, tendo em conta as estatísticas que indicam a existência de colisões múltiplas em 30% dos acidentes ocorridos nos Estados Unidos, ficam evidentes as vantagens desta solução.

A Hyundai destaca até a importância adicional deste sistema por um motivo, que é o facto de muitas vezes o condutor e ocupantes poderem ser desposicionados pela força do primeiro embate. Isso torna ainda mais importante a proteção que é conferida pelo airbag multicolisão. Confirmada a eficácia desta solução em testes, a Hyundai anunciou agora a intenção de implementar futuramente este novo sistema de segurança nos seus automóveis.

Partilhar